The Love School: 13 anos ensinando o amor inteligente na TV
Mais do que entretenimento, o programa oferece ao público da Record lições para desfrutar de uma relação saudável e feliz
No mês de novembro, o programa The Love School completa 13 anos de exibição na tela da Record. Todos os sábados, ao meio-dia, os professores Renato e Cristiane Cardoso entram na casa de milhões de brasileiros para levar ensinamentos preciosos sobre relacionamentos.
Com propriedade para falar do tema, eles compartilham a experiência de 33 anos de casamento e revelam, inclusive, o que fizeram para superar os conflitos que viveram no início do matrimônio. “Para o Renato e para mim, é um prazer fazer essas aulas toda semana, levar um pouco do que Deus tem nos dado a milhares de lares e, quem sabe assim, não só alcançar casais, mas reestruturar famílias inteiras, pois sabemos que a família continua sendo a base de uma sociedade, mesmo que hoje em dia ela esteja se tornando uma raridade”, afirma Cristiane.
Cada programa traz um tema diferente, mas todos têm o mesmo objetivo: ensinar o amor inteligente. É comum a associação entre o amor e o coração, mas, de forma dinâmica e descontraída, o programa The Love School mostra que o amor que dá certo é aquele que está ligado à razão, afinal, são as escolhas diárias que interferem na vida a dois – positiva ou negativamente. Por isso, os telespectadores são convidados a aprender e a colocar em prática as lições semanais para que possam construir um relacionamento saudável.
“É um programa com um conteúdo diferenciado de todos os programas na TV brasileira porque ele aborda assuntos sensíveis nos relacionamentos e divulga histórias reais de casais e solteiros que superaram problemas, que, aos olhos de qualquer profissional da área, seriam impossíveis de resolver. Portanto é um programa que acrescenta, que talvez não dê o que a sociedade quer, que é entretenimento e caos, mas o que ela verdadeiramente precisa”, explica Cristiane.
Do ciúme ao perdão
Não tem como falar de relacionamento sem tratar dos inúmeros sentimentos aos quais o ser humano está sujeito, como raiva, insegurança, ciúmes, medo e tantos outros. Assim, a cada semana, o programa apresenta um conteúdo aprofundado sobre os principais problemas enfrentados em um relacionamento. “O maior desafio é ajudar o público a entender o assunto de forma prática, pois, como o tema é abordado por qualquer um hoje em dia, as pessoas acabam não prestando atenção ao raciocínio que cada assunto precisa merecer da parte delas”, diz Cristiane.
Para alcançar esse objetivo, os professores não medem esforços e levam ao estúdio o que for preciso para ilustrar cada tema, despertar o interesse dos telespectadores e levá-los a entender que a mudança no relacionamento começa com a modificação de atitudes. “Se as pessoas não levarem a sério o assunto, elas vão se encher de teorias e não vão praticar nada”, ressalta Cristiane.
Vai cair na prova!
Uma série de quadros marcaram a história do programa ao longo dos últimos anos. Um deles foi o Laboratório, em que os integrantes de um casal convidado ficavam frente a frente e expunham suas insatisfações, ou seja, tinham a famosa DR (iniciais de discutir a relação). A cada trecho da conversa gravada, os professores Renato e Cristiane entravam em ação e mostravam na prática o que estava causando os problemas e quais atitudes deveriam ser tomadas para pôr fim aos conflitos vivenciados.
Outros quadros marcantes foram o Dica do Rô, em que os casais recebiam orientações de como dar um toque de romance no relacionamento, e o Reprovado no Teste, no qual esquetes bem-humorados abordavam temas do cotidiano de namorados e casados e alertavam para os erros e suas consequências.
Além disso, desde o início, o programa recebe convidados que tiveram sua vida amorosa transformada depois de aprender e praticar de forma consistente o amor inteligente. “A maioria das pessoas pensa que só elas passam por certos problemas na vida amorosa e o programa revela que não, que muitos já passaram pelo que elas passaram e superaram, mas que, para isso, não existe mágica nem um farto repertório de teorias sobre relacionamentos. A vida amorosa dá trabalho e quem quer ser feliz precisa fazer um esforço e
entendê-la, além de se preparar para ela”, cita Cristiane.
No entanto vale ressaltar que o programa é só um complemento das palestras da Terapia do Amor. “É através das palestras semanais que as pessoas são curadas e restauradas e os casamentos são reconstruídos”, destaca.
Por onde começar?
Para os casais e solteiros que buscam realização na vida amorosa, a dica de Cristiane é clara: comece por você. “Tenha moral para pedir que o seu cônjuge mude, pois, se você resolver seus erros no relacionamento, vai incentivá-lo a fazer o mesmo por respeito a você, mas, se não fizer isso, vai continuar nessa competição ingrata de quem erra mais ou quem está certo. Portanto, não apenas assista ao programa, mas leia o livro Casamento Blindado e faça a Terapia do Amor. Faça a sua parte e deixe que o resto Deus faz”, conclui. Para solteiros, o livro indicado é Namoro Blindado.
As palestras da Terapia do Amor são gratuitas e ocorrem às quinta-feiras no Templo de Salomão e em todos os templos da Universal espalhados pelo Brasil.
Saiba mais:
Leia as demais matérias dessa e de outras edições da Folha Universal, clicando aqui. Folha Universal, informações para a vida!