Relacionamento x Saúde mental
O tema foi debatido no programa “The Love School”, exibido no último sábado (9). Confira
O que fazer quando o amor não é suficiente para ajudar a pessoa amada que sofre com problemas de saúde mental? O assunto foi abordado pelos apresentadores Renato e Cristiane Cardoso no programa The Love School – A Escola do Amor”, exibido no último sábado (9).
O apresentador Renato Cardoso destaca que saúde mental e relacionamento são duas coisas que estão diretamente ligadas, pois muitas pessoas – devido a um relacionamento familiar conturbado – começam a desenvolver problemas de saúde mental como depressão, ansiedade, bipolaridade, tristeza profunda, entre outras, já na infância e acabam levando isso para a vida adulta, o que automaticamente irá interferir negativamente em seus relacionamentos amorosos.
Quando o amor não é suficiente:
Foi o que aconteceu com o casal Samuel e Sandra Araújo, que viveu um verdadeiro inferno nos dez primeiros anos de casamento, devido ao desequilíbrio mental e emocional de Sandra, que carregava dentro de si um ódio inexplicável de tudo e de todos.
- “Eu era uma pessoa desequilibrada, triste, vazia, sem amor. Eu tinha muita raiva de todos, dos meus filhos, do meu marido e até da minha própria pessoa. Dentro de mim tinha tanta angústia que eu não sei explicar de onde vinha. Meu marido não deixava faltar nada em casa, mas eu tinha um ódio dele tão grande que eu não sei explicar…”, diz Sandra.
- “A gente tem o sonho de casar, constituir família, ser feliz, só que eu vi tudo isso escorrer pelas minhas mãos. Eu aguentei muita coisa, eu chegava em casa e pisava em ovos, eu me sentia encurralado, sem saber o que fazer. Ela era muito agressiva”, relata Samuel.
Sandra chegou a ficar internada por 4 meses em uma clínica psiquiátrica. Foi nesse período que Samuel começou a buscar ajuda nas palestras da Terapia do Amor, a convite do sogro.
O processo de reconstrução:
Então, nas palestras Samuel reconheceu que precisava mudar. “Foi realmente uma reconstrução, de dentro para fora. Tudo que eu ouvia, colocava em prática. Eu era uma pessoa muito orgulhosa e aquele orgulho não deixava eu ouvir a minha esposa, e aquilo foi quebrado, eu comecei a ouvi-la. E a mudança de mente começou. Ao ver essa mudança no marido, Sandra começou a acompanhá-lo nas palestras.
“Nas palestras, eu percebi que eu era uma farsa, uma pessoa rancorosa, mentirosa, uma pessoa cheia de mágoa, de ódio, e eu precisava limpar o meu coração”, diz Sandra.
- “Hoje é tudo novo. A gente tem um bom convívio, não parece a mesma pessoa, não parece a mesma história. Estamos curados. Hoje somos uma família feliz!”, comemora Samuel.
Então, se essa tem sido a realidade do seu casamento e você não consegue ver uma luz no fim do túnel, faça como eles, busque ajuda na Terapia do Amor.
Palestras:
A Terapia do Amor acontece todas as quintas-feiras, às 7h, 10h, 12h e 15h na Catedral do Brás, na Avenida Celso Garcia, 499. E, às 20h, especialmente, no Templo de Salomão, localizado no número 605 dessa mesma avenida.
Acompanhe o programa na íntegra: