Campanha “Novembro Azul” conscientiza 15,8 mil brasileiros sobre o câncer de próstata
Cerca de 196 novos casos da doença são diagnosticados diariamente
Durante este mês, o Grupo da Saúde Universal (GSU) está promovendo a campanha “Novembro Azul” com o intuito de conscientizar a população masculina sobre a importância dos cuidados com a saúde e da prevenção do câncer de próstata. Para isso, 3,9 mil voluntários estão realizando ações com a distribuição de folhetos informativos nos 26 estados e no Distrito Federal, e a previsão é de alcançar cerca de 15,8 mil brasileiros.
Atualmente, o câncer de próstata é o segundo tipo mais comum entre os homens em todas as regiões do Brasil, com uma média de 196 novos casos diagnosticados diariamente, segundo o Instituto Nacional de Câncer (Inca).
“As orientações são bem esclarecedoras e deixam a gente bem consciente da necessidade de se cuidar. Foi muito importante saber que muitos homens acabam sabendo da doença quando já está em um estágio avançado, tudo porque não buscaram informações como essas antes. Prevenir sempre será o melhor remédio”, disse Luís Carlos Araújo, de 53 anos, que participou de uma edição anterior da iniciativa.
Para o responsável pela ação, Sandro Vasques, conscientizar e promover um diálogo aberto com a população masculina sobre o câncer de próstata é fundamental. “Muitos evitam exames por falta de informação ou medo, o que atrasa o diagnóstico e dificulta o tratamento. A nossa campanha busca quebrar esse tabu, incentivando o cuidado com a saúde e a realização de exames preventivos. Com isso, a intenção é reduzir as taxas de mortalidade e melhorar a qualidade de vida dos homens”.