Você se conhece? (Tarefa no final)
Quando você entende o motivo que o leva a fazer o que faz, você consegue fortalecer as suas virtudes e trabalhar os seus defeitos. Em Provérbios 14.10 está escrito que “o coração conhece a sua própria amargura”, ou seja, quando você está triste, sobrecarregado e estressado e pergunta a si mesmo “por que eu estou assim?”, saberá qual é a resposta. Talvez você descubra que a origem da sua tristeza vem de uma frustração muito grande, como muitas pessoas que, ainda que não vivam pensando no problema, o veem transbordando dentro delas de forma sutil por meio de um comentário, um olhar, uma decisão ou do desânimo.
Por que você tem que conhecer, então, a raiz da sua amargura? Para que você a corte e existem formas eficazes para você lidar com isso. Você pode se perdoar, fazer as pazes com o seu passado, aprender as lições, decidir não repetir os mesmos erros e se tornar uma pessoa mais forte.
Em Provérbios 14.18 está escrito: “a sabedoria do prudente é entender o seu caminho”. Isso significa que é preciso entender por que você faz as coisas que faz. Pergunte-se: “por que eu sou uma pessoa nervosa? Por que eu não consigo levar desaforo para casa? Por que eu tenho medo de tomar decisões? Por que eu vivo ansioso?” Ou seja, o sábio, o prudente, procura entender o seu caminho pela observação de si mesmo. Em outro trecho do Texto Sagrado, Deus nos chama a fazer isso, ao dizer, em Ageu 1.7: “considerai os vossos caminhos”. Considerar é uma atitude da mente e não do sentimento. Não é você sentir isso ou aquilo, mas usar o seu poder de análise e de autocrítica. Todos temos qualidades e defeitos e entender o seu caminho é bom para que você identifique o que faz de bom e em que precisa melhorar.
Você consegue ainda hoje reservar cinco minutos para ter um benefício enorme para a sua vida inteira? Você vai olhar para os seus caminhos, deixar o celular de lado, pegar um papel, uma caneta e escrever essa pergunta: “o que eu tenho feito, como eu tenho sido e o que em mim pode ser melhorado?” Fale com Deus: “meu Deus, me mostre o que eu preciso melhorar”. Insira embaixo os números um, dois e três e terá pelo menos um ponto que vai identificar. E, uma vez que você entenda claramente o que é esse ponto, peça ajuda a Deus e faça disso a missão na qual você vai trabalhar todos os dias. Se você fizer algo sobre isso, você verá o resultado na sua vida.
Saiba mais:
Leia as demais matérias dessa e de outras edições da Folha Universal, clicando aqui. Folha Universal, informações para a vida!