NINGUÉM VAI PARA O CÉU PORQUE É BOM, MAS…
O arrependimento verdadeiro não é um mero sentimento de pesar, mas um processo que inclui: reconhecer o pecado, abandoná-lo, odiá-lo, confessá-lo a quem for de direito, pedir perdão e mudar de comportamento
Muitos se surpreenderam quando eu falei ontem que ninguém vai para o inferno porque pecou. Mas é a mais pura verdade, assim também como ninguém vai para o céu porque é bom. Vai entrar no céu quem se arrependeu verdadeiramente dos seus pecados e os abandonou. O que é bem diferente de remorso.
Quando falamos em remorso uma das primeiras pessoas da Bíblia que nos vem à mente é Judas. Quem condenou Judas? Jesus não o condenou, pelo contrário, o último contato de Jesus com Judas foi um beijo. Mesmo sabendo que ele estava O traindo aceitou beijá-lo e o chamou de amigo.
Quem condenou Judas foi ele mesmo, os seus pecados, a sua consciência. Você pode ler a respeito no evangelho de Mateus, capítulo 27:
Então Judas, o que o traíra, vendo que fora condenado, trouxe, arrependido, as trinta moedas de prata aos príncipes dos sacerdotes e aos anciãos, dizendo: Pequei, traindo o sangue inocente. Eles, porém, disseram: Que nos importa? Isso é contigo. E ele, atirando para o templo as moedas de prata, retirou-se e foi-se enforcar. Mateus 27:3-5
O diabo faz exatamente isso, ele seduz a pessoa, a leva a pecar e quando ela cai no pecado joga na cara dela. Essa é a estratégia do mal, tenta a pessoa e depois que ela cai coloca toda a culpa nela.
Judas carregado de culpa se matou, o que nos faz entender aqui que essa palavra “arrependido”, na verdade, não era um arrependimento sincero e sim um remorso, do contrário ele jamais teria se enforcado.
Ele se sentiu muito mal e querendo resolver cometeu o suicídio por impulso. E também nós entendemos aqui que o preço de trair Jesus é tão alto que dificilmente um arrependimento consegue ser alcançado pela pessoa que O traiu. Então, Judas foi condenado, não por Jesus, não pelo diabo, não pelo sacerdote, mas pela sua própria consciência.
É por isso que Deus fala persistentemente na Sua palavra que todos nós que somos pecadores não precisamos ser pecadores no nível de Judas. Qualquer pecado é pecado diante de Deus, Ele insiste que nós resolvamos o problema do pecado com o arrependimento.
Arrependimento envolve reconhecimento, abandono e ódio do erro, confissão a quem de direito, pedido de perdão e mudança de comportamento. É um processo completo e muitas pessoas não completam esse processo, elas se sentem mal não porque pecaram, mas porque foram descobertas pecando. É diferente.
Repito: ninguém vai para o inferno porque pecou e sim porque não se arrependeu. E ninguém vai para o céu porque foi santo, mas porque diante de todos os seus erros e pecados se arrependeu sinceramente, se humilhou diante de Deus, creu no Senhor Jesus como perdoador dos seus pecados e passou a viver uma vida reta diante dEle. Este sim, entrará no céu.