É hora de mudar sua relação com o dinheiro!

Aproveite para fazer um balanço de 2024 e começar a planejar 2025 para que ele seja melhor no aspecto econômico

Imagem de capa - É hora de mudar sua relação com o dinheiro!

O princípio básico da educação financeira é não gastar mais do que se ganha. E isso é mais do que um simples clichê, é essencial. Para isso, é necessário aprender a gerir seu dinheiro de modo eficaz, levando em consideração não apenas o compromisso de pagar suas contas mensais e suprir suas necessidades, mas também poupar dinheiro para realizar seus objetivos a curto, médio e longo prazos.

Agora é o momento em que você se pergunta “mas como poupar quando minha renda é tão limitada e mal dá para pagar os boletos?”, certo? Acredite: não é um bicho de sete cabeças, como dizem por aí. “Quando a renda é limitada, devemos ter mais atenção ao valor do dinheiro, ou seja, considerar maneiras para que o dinheiro trabalhe para a gente. Como? De forma que você possa economizar um percentual, tendo uma disciplina financeira todo mês. É receber o salário e guardar uma quantia, mesmo que pequena para que não afete o orçamento. Aos poucos, você vai revendo gastos desnecessários enquanto adquire o costume de poupar”, explica o professor de economia Alexandre Miserani.

Dados recentes do Indicador de Inadimplência revelam que 68,11 milhões de brasileiros estão endividados e um dos motivos é justamente a falta de planejamento financeiro. Para piorar, o Brasil está entre os três países com os juros mais elevados do mundo e a inflação subiu consideravelmente, segundo o Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese): nos dez primeiros meses deste ano, o custo dos itens da cesta básica aumentou quase 6% (média nacional), enquanto o salário, como sabemos, não segue essa escalada.

Para amenizar essa realidade no próximo ano, a principal recomendação é justamente a disciplina financeira. Isso inclui saber exatamente o quanto você ganha e ter ciência de para onde seu dinheiro está indo. Miserani dá a seguinte dica: “a partir do dia 1º de janeiro, anote todos os seus gastos, absolutamente todos, e verifique seu comportamento mensalmente. Estou falando para anotar desde uma bala até um lanche na rua ou algo no mercado que não estava previsto na lista de compras. Vendo seus gastos você vai identificar onde economizar e de onde tirar uma parcela do seu salário para sua reserva de emergência e para investir em seus projetos”. Para aprender a equacionar ganhos e gastos, leia o infográfico abaixo.

Saiba mais:

Leia as demais matérias dessa e de outras edições da Folha Universal, clicando aquiFolha Universal, informações para a vida! 

imagem do author
Colaborador

Laís Klaiber / Arte: Edi Edson