thumb do blog Renato Cardoso
thumb do blog Renato Cardoso

O IMPACTO DA INFÂNCIA EM SUA VIDA

Mesmo que você não tenha tido pais presentes, Deus se apresenta como Pai para aqueles que se arrependem e se entregam a Ele

“Educa a criança no caminho em que deve andar; e até quando envelhecer não se desviará dele” (Provérbios 22:6).

Este provérbio tem muito mais a ver com você — independentemente se você é pai ou mãe — do que com habilidades parentais.

Em um primeiro momento, o ensinamento aqui é: pai e mãe devem ensinar o caminho certo para a criança, para que fique enraizado nela e, mesmo adulta, tenha um parâmetro, raízes e princípios pelos quais possa guiar as suas decisões.

Quando nos aprofundamos nesta Palavra, independentemente se temos filhos ou não, entendemos que aquilo que acontece na nossa infância nos impacta para o resto da vida.

É importante entender como a sua infância pode ainda estar impactando a sua vida adulta para que você possa se conhecer e se libertar de amarras que começaram lá atrás, pelas experiências que teve na sua casa, na sua família.

Quando olhamos isso, vemos que nem mesmo os heróis da fé foram imunes a este fato. Hoje, uma das principais guerras no mundo é no Oriente Médio. Onde isso começou? Lá atrás com Abraão. Os filhos de Isaque lutando contra os filhos de Ismael e vice-versa. Os descendentes de dois filhos do mesmo pai.

Como também temos outra história de pais que favoreceram respectivos filhos. Foi o caso de Isaque e Rebeca com os gêmeos Esaú e Jacó. A Bíblia fala que os pais não escondiam sua preferência. E o que aconteceu? Inimizade entre os irmãos. E Jacó não aprendeu a lição. Também mostrou a sua preferência por um dos 12 filhos, José. O que fez com que os irmãos o invejassem e o odiassem.

Isso é uma característica humana. A forma como nos sentimos amados ou não pelos nossos pais impacta nosso comportamento (…) Não é à toa que Deus criou a família. E a família deve ser pai, mãe e filhos ali presentes. E não a bagunça que a gente tem no mundo hoje e a sociedade está refletindo tudo isso.

Mas onde eu quero chegar? É muito importante que você entenda o plano de Deus. O evangelho de Mateus, capítulo 3, nos versículos 16 e 17, relata quando Jesus foi batizado nas águas (“E, sendo Jesus batizado, subiu logo da água, e eis que se Lhe abriram os céus, e viu o Espírito de Deus descendo como pomba e vindo sobre Ele. E eis que uma voz dos céus dizia: Este é o Meu Filho amado, em quem Me comprazo”).

Ou seja, o Pai do céu, diante de todas as testemunhas, afirmou o Seu amor pelo filho amado, Jesus, e dando o Seu Espírito para estar com Ele. Isso é um modelo do que deve acontecer (…) A Palavra de Deus nos dá o caminho: nascer de novo, conhecer o Pai celestial. Independentemente do tipo de pai ou de mãe que você teve ou tem aqui, você pode descobrir o seu valor quando você nascer de Deus e conhecer o seu Pai original, o Pai celestial, o Pai espiritual.

Há coisas na nossa vida que só poderão ser consertadas com a morte do nosso velho eu e o nascimento de uma nova criatura em nós. E isso acontece quando conhecemos o nosso Pai celestial. O batismo nas águas é o caminho do renascimento (…) Você deve crer nEle, buscar o arrependimento e receber o Espírito Santo, porque quando isso acontecer com você como aconteceu com Jesus, que nos deu o exemplo, então, você também terá essa voz do céu confirmando de Quem você é filho.

Acompanhe essa mensagem na íntegra no vídeo acima.

 

 

 

imagem do author
Colaborador

Bispo Renato Cardoso