thumb do blog Renato Cardoso
thumb do blog Renato Cardoso

POR QUE VOCÊ ATRAI INVEJA?

O homem mais sábio do mundo ensinou que, ao alcançarmos o sucesso em nosso trabalho, inevitavelmente seremos alvo de inveja

O rei Salomão na sua vasta experiência lidando com o ser humano e recebendo a sabedoria de Deus disse:

“Também vi eu que todo o trabalho, e toda a destreza em obras, traz ao homem a inveja do seu próximo. Também isto é vaidade e aflição de espírito.” Eclesiastes 4:4

A primeira coisa que entendemos é que muitas pessoas hoje, naturalmente, as que não estão no esconderijo do Altíssimo, têm medo dos invejosos e se preocupam quando pessoas demonstram algum tipo de inveja, olho grande contra elas. Então, ela parte para a superstição, os amuletos, a cor da roupa, pé de coelho, ferradura e coisas do tipo. Ela tenta desesperadamente desviar essa energia maligna chamada inveja, pois o primeiro e maior invejoso de todos os tempos foi o diabo. Ele olhou para o trono de Deus e desejou estar no lugar dEle.

Então, quando a pessoa não está no esconderijo do Altíssimo ela está suscetível a esse tipo de energia e procura de todas as formas se proteger disso, mas, na verdade, a única proteção que há contra a inveja é estar embaixo do Esconderijo do Altíssimo, o que significa viver debaixo das regras da Palavra de Deus, dentro do Reino de Deus. Ali, o Rei deste Reino é responsável por você.

Assim sendo, você não precisa ficar preocupado com inveja, até porque, como o versículo diz, quanto mais sucesso você tem mais vai atrair a inveja do seu próximo. Então, a única forma de não ser invejado é não realizar nada, porque tudo que você fizer que tiver o mínimo de sucesso vai atrair olhares invejosos. Aliás, às vezes, não precisa nem fazer nada, só por quem você é você já atrai inveja. Isso você não pode mudar, porque o ser humano, infelizmente, quando está afastado de Deus se aproxima do mal. Esse é o primeiro significado dessa palavra.

O outro significado desta palavra do rei Salomão é que muitas vezes a pessoa quer entrar em algum tipo de competição com o seu próximo, quer ser muito boa naquilo que faz para ser melhor. Às vezes, ela está bem, está satisfeita, mas aí aparece alguém que está fazendo melhor do que ela, então, ela quer fazer melhor ainda para estar na frente daquela pessoa. A pessoa é bem-sucedida, mas ela não aceita que ninguém seja mais do que ela. Então, ela também é invejosa. Esse tipo de atitude também está associado ao orgulho. A pessoa tem orgulho de ser a melhor e por isso está sempre nessa concorrência desenfreada querendo provar para todo mundo que ela é melhor.

Ora, a pessoa que realmente é melhor ela não precisa provar nada para ninguém, assim como Deus. Porque Ele é Bom, é Poderoso, faz tudo com perfeição, não para provar nada para ninguém, mas porque é da Sua natureza, da mesma forma a pessoa que é boa de verdade, que tem um espírito excelente, ela faz o que é bom não para ficar provando nada para os outros. Aliás, se ela vir alguém tendo algum sucesso maior que o dela, ela não se incomoda.

A pessoa que tem a natureza de Deus dentro dela torce pelo sucesso dos outros. Um dos sinais de uma pessoa muito bem resolvida, muito em paz com ela mesma e com Deus é essa tranquilidade com o sucesso alheio.

Então, vasculhe o seu coração, porque talvez você tem se preocupado demais com a inveja dos outros e isso significa que você não está no esconderijo do Altíssimo, ou você também tem vivido numa concorrência desenfreada para provar alguma coisa para os outros porque você tem inveja deles ou medo de ficar para trás. Nenhuma dessas duas situações são aconselháveis, como disse o rei Salomão: tudo isso é vaidade e aflição de espírito. Não presta, então, não carregue.

Confira essa mensagem na íntegra no vídeo acima.

 

 

imagem do author
Colaborador

Bispo Renato Cardoso