Vítimas da guerra na Ucrânia recebem ajuda humanitária

Unisocial da Irlanda enviou 7,5 toneladas de alimentos para Kharkiv

Imagem de capa - Vítimas da guerra na Ucrânia recebem ajuda humanitária

Para prestar assistência às vítimas da guerra na Ucrânia, o Unisocial realizou, no dia 17 de novembro, uma ação solidária em Kharkiv, a segunda maior cidade do país. Durante o evento, aproximadamente 200 pessoas, incluindo famílias deslocadas e em situação de vulnerabilidade, receberam doações de alimentos – com itens enviados pela Igreja Universal da Irlanda.

A iniciativa teve como objetivo apoiar os afetados pelo conflito, especialmente pessoas que fugiram de regiões bombardeadas e perderam suas moradias. Além de fornecer itens de primeira necessidade, o Unisocial também ofereceu apoio emocional, com os voluntários proporcionando um ambiente acolhedor e de esperança.

Uma das beneficiadas pelas doações foi Elena Spolianskaya, que vive atualmente com seu marido, que está desempregado, e três filhos. “Em meio à guerra, com tantas dificuldades para encontrar trabalho e alimentos, Deus não nos abandonou, e a Igreja nos apoiou com essa ajuda humanitária. Agradeço a ajuda que a minha família recebeu.”

Os participantes da ação foram recebidos no templo da Universal. Enquanto os pais assistiram ao evento, suas crianças foram acolhidas pelas educadoras da Escola Bíblica Infantil (EBI). Além das cestas básicas distribuídas às famílias, as crianças receberam kits de suprimentos contendo itens como cereal matinal, barra de cereal, sopa instantânea e bebida láctea.

“Devido à guerra, minha casa foi gravemente danificada, e estou vivendo em condições difíceis, mas graças a Deus, existe aqui em Kharkiv a Igreja, que me apoiou neste momento tão difícil. Sou muito grata por esse apoio”, relata Natalia Saushkina.

Da Irlanda à Ucrânia

Para que o evento solidário na região afetada pelo conflito pudesse acontecer, a Igreja Universal da Irlanda desempenhou um papel fundamental. Voluntários, membros e simpatizantes das cidades de Dublin, Cork e Gort se uniram para fazer doações e solicitar colaborações de supermercados e cidadãos. Após um mês de mobilização e organização, 7,5 toneladas de alimentos foram enviadas no dia 28 de outubro, chegando ao destino em 14 de novembro.

Segundo o responsável pela Universal na Ucrânia, Bispo Tiago Casagrande, toda ajuda que o país recebe é de grande importância, especialmente em Kharkiv. “É um estado que tem sido bastante bombardeado. Temos casos de pessoas que perderam suas moradias e suas fontes de renda, por isso o mais básico dos básicos se tornou algo de grande necessidade e importância para eles”.

imagem do author
Colaborador

Unicom / fotos: cedidas