MENTE SÃ vs. MENTE DOENTE: Saiba diagnosticar
A mente é o maior patrimônio do ser humano. Por este motivo, nossa mente é constantemente bombardeada por estímulos: notificações incessantes, informações a todo momento e uma enxurrada de novidades. Esse excesso não apenas ocupa a mente, mas também a esgota, comprometendo sua saúde. Descubra no vídeo a melhor forma para preservar ou recuperar a saúde mental!
Não há dúvida de que a sua mente é o seu maior patrimônio, pois, sem ela, sem o poder de decisão de escolha, de pensar, de eleger para si mesmo o que você deve fazer, nada mais importa na sua vida. Quantos estão agora com o corpo perfeito, mas internados em uma clínica psiquiátrica porque a sua mente adoeceu? Corpo perfeito, mente doente, pouco adianta.
Do que adianta você ter uma mente, um espírito, uma alma, mas essa mente não conseguir discernir o valor dessa alma. O que diferencia o ser humano de todas as criaturas deste mundo é o cérebro, a mente, que quando bem utilizada pode fazer muito bem, mas o contrário também é verdade.
Então, como guardar esse grande bem, esse patrimônio que você tem, manter a sua mente sã, saudável, limpa, hábil, para ajudá-lo em tudo que você vai fazer na vida?
Em sua segunda carta a Timóteo, Paulo diz:
“Porque Deus não nos deu o espírito de temor, mas de fortaleza, e de amor, e de moderação.” 2 Timóteo 1:7
Vamos focar no Espírito de moderação.
Na nossa tradução em português, do original grego, eles traduziram para a palavra moderação, mas no inglês eles traduziram para mente sã.
Deus nos deu o Espírito de uma mente sã, ou seja, uma mente sadia. A mente sã tem o poder de se autorregular e é por isso que você tem que protegê-la de tudo que vem para destruí-la, contaminá-la, distorcê-la.
Uma das coisas capaz de adoecer a mente é o vício, seja ele qual for. Eu costumo dizer quanto mais vício menos raciocínio. Quanto mais a pessoa pratica o vício menos ela pensa, portanto, se você quiser ter mente sã elimine os vícios da sua vida.
Outra coisa que adoece a mente é o bombardeio de informações inúteis e fúteis deste mundo. Hoje nós vivemos na era da informação. Ao longo do dia você se expõe a milhares de pedaços de informação, sobre tudo.
O que isso faz com a mente? A mente fica saturada, chega um momento em que a pessoa não consegue nem raciocinar. Você chega em casa mais cansado mentalmente do que fisicamente. Mas quando o cansaço é físico é fácil de resolver, você toma um banho, se alimenta, deita e no outro dia está renovado.
Mas quando o cansaço é mental, quando você está com a mente bombardeada de informações deste mundo, você chega em casa e quer sentar na frente da televisão e ficar absorvendo mais informações na tentativa de “espairecer”. Mas você não vai espairecer jogando mais informação na sua mente, o que você precisa é de uma pausa, você precisa controlar o que entra na sua mente, ou seja, exercer o espírito de moderação, de autocontrole, de autorregulação.
Porque quando a sua mente está no seu estado normal, saudável, você pode raciocinar, olhar para sua vida com calma, tomar as decisões apropriadas, pensar, planejar, escolher bem e, logicamente, isso vai ter impactos preciosíssimos no seu dia a dia.
Então, Deus nos dá esse Espírito, mas o nosso espírito tem que se submeter ao Espírito de Deus, pois o Espírito de Deus está sujeito ao espírito da pessoa. Então convide-O para estar em você, para te guiar e permita que Ele te guie. Proteja o seu maior patrimônio e ele vai te render muitos benefícios.