Que modelo de liderança você segue?
Veja o que fazer para não ser um arremedo de líder, o que não o levará a lugar nenhum, e se tornar um líder real
Muitos homens se perguntam como podem se tornar bons líderes. Boa parte deles não tem ou perdeu totalmente a referência do que é ocupar a liderança nas mais diversas áreas, seja no trabalho, seja na família, nas ações de voluntariado, na igreja que frequenta e até mesmo quando participa em atividades simples, como em um jogo de futebol entre amigos. Por isso, há quem aja equivocadamente quando a assunto é liderar, age grosseiramente e até intimida a quem deveria orientar com equilíbrio.
A grande verdade é que vários homens nem sequer têm a noção do que é ser um líder de verdade.
Para diferenciar líderes reais dos que são falsos, basta dar poder a uma pessoa que almeja liderar, pois a diferença aparece rapidamente. Muitos se corrompem ao lidar com essa responsabilidade e confundem liderança com ter o poder de mandar nos outros. Eles acreditam que se tornar líder pode ser uma posição que não exija certas qualidades, natas ou não. Ser líder não é simplesmente ser hábil para desempenhar determinadas tarefas. É uma postura mais profunda, que envolve carisma e influência positiva sobre quem está à sua volta.
Liderar significa tomar decisões, muitas vezes difíceis, sem transferência de responsabilidade, sobre como fazer e em que momento realizar algo de acordo com sua importância. Além disso, o líder não é somente quem aponta uma direção se o barco precisa chegar a algum destino, mas quem rema com a equipe e não manda apenas que os outros remem e cruza os braços.
Em outras palavras, ele não busca ser líder, mas se preocupa em servir, pois almeja sobretudo ser indispensável e, inconscientemente, acaba sendo um exemplo a ser seguido. O Senhor Jesus disse: “o maior dentre vós há de ser vosso servo” (Mateus 23.11). Por isso, quem é líder sabe obedecer antes de mandar, não deixa o poder subir à sua cabeça ou o corromper e tem consciência de que a liderança gravita em torno dele porque ele busca servir e ser útil.
O exemplo mais claro de uma liderança nata que podemos seguir sem titubear é o Senhor Jesus. Ele é íntegro e autêntico e ainda assim humilde. Tem compaixão e valoriza a todos, não importando a posição em que estejam. Por meio de Seus ensinamentos, Ele é capaz de criar um elo de corresponsabilidade com todos aqueles que O seguem ao acreditar em Sua Palavra. Jesus estabelece uma relação de confiança mútua e é muito claro, firme e assertivo.
Além disso, a razão pela qual Sua liderança se evidenciava enquanto Ele estava na terra é que Jesus era dependente de Deus e pedia Sua direção em tudo que fosse fazer. Ao nos espelharmos nEle para nos tornarmos homens e até líderes melhores, podemos nos inspirar e seguir essas premissas, além de manter a mente aberta para entender que para ser um bom líder é essencial que exista espaço para melhorar.
Faça um pacto com Deus e deixe que a jornada pela estrada seja construída não só para essa vida, mas também para a eternidade, junto ao Líder Mor, que é Deus.