Ceia Solidária proporciona mesa farta para população de rua do Brasil
Iniciativa em 24/12 também levará serviços gratuitos para 105,4 mil cidadãos
A população de rua por todo o Brasil poderá, no dia 24/12, desfrutar de um prato cheio e caprichado. Realizada todo ano pelo programa social Anjos da Madrugada, a Ceia Solidária deve distribuir 142,1 mil refeições — fartas e com sabor de festa — e lanches em todos os 26 estados e o Distrito Federal, alcançando cerca de 105,4 mil cidadãos vulneráveis. A ceia começa às 18h; porém, desde o meio-dia, haverá a oferta de serviços diversos, como em saúde e estética, que variam conforme o local.
Responsável pela iniciativa mantida pela Igreja Universal, Filipe Santos conta que 32,6 mil voluntários estarão por todo o território nacional — serão quase 3 mil eventos espalhados por 1.250 cidades. E, no prato do cidadão mais vulnerável, o capricho: “Arroz com uvas-passas, feijão, farofa e chester”, descreve.
Mas Filipe explica o que mais importa a respeito da ação social: “As dificuldades de quem vive nas ruas deixam as datas comemorativas de final de ano mais solitárias, tristes e vazias. Por isso, a Ceia Solidária vai representar a mão amiga estendida para acolher, valorizar e mostrar a cada um deles o seu devido valor”. Ele continua: “Todos saberão o quanto são importantes e especiais, e que Deus não faz acepção de pessoas”.
Ao longo da ação, além de 93,2 mil refeições fartas, 48,9 mil lanches, 51,6 mil sobremesas, 35,7 mil panetones e 38,6 mil frutas frescas, serão distribuídos milhares de litros de água, suco e refrigerante em todos os locais do evento. Entre outros itens, também estão: 44,5 mil kits de roupa, 12,6 mil kits de higiene pessoal, 9,7 mil calçados diversos (incluindo chinelos), 14,7 mil livros, 2.827 kits de banho e 1.240 cobertores.
Acolhida paulistana
Na capital de São Paulo, os serviços sociais gratuitos, levados por 200 voluntários, terão início ao meio-dia, até as 17h, com pipoca, algodão-doce e água à vontade. Entre os atendimentos, haverá: banho para até 330 indivíduos, corte de cabelo, manicure, design de sobrancelha, aferição de pressão, teste de glicemia, serviços de enfermagem e assistências jurídica, social e emocional.
A partir das 18h, uma reunião será realizada, para levar uma palavra de encorajamento a todos. Depois, às 18h30, será o momento da ceia, com mil potes de sorvete para a sobremesa e 500 minirrefrigerantes após a refeição. Também serão doadas 500 marmitas, 330 kits de banho, 200 kits de roupa, 100 cobertores e 500 kits de higiene pessoal.
O local do acontecimento: debaixo do Viaduto do Glicério, no bairro da Liberdade — Avenida Prefeito Passos, 25. No endereço, são esperadas cerca de 500 pessoas vulneráveis, como desabrigados, refugiados e aqueles em situação de rua.
O responsável pela Ceia Solidária deixa um convite e uma palavra de fortalecimento àqueles que hoje moram pelas ruas do Brasil: “Além de uma refeição quente e digna, doações e serviços gratuitos, realizaremos orações e atendimentos. Todos terão a oportunidade de começar uma nova vida e trilhar 2025 não sozinhos, mas em aliança com Deus”.
Agenda — Ceia Solidária (SP)
Data: terça-feira, 24/12.
Horário: das 12h às 17h, serviços; 18h, reunião; 18h30, início da ceia.
Local: Debaixo do Viaduto do Glicério — Av. Prefeito Passos, 25, Liberdade, SP.