Inteligência artificial sugere que adolescente mate os próprios pais

Chatbot disse a jovem de 17 anos que assassinato dos pais era opção para o fato de eles limitarem seu tempo de tela

Imagem de capa - Inteligência artificial sugere que adolescente mate os próprios pais

Um casal americano acusa a empresa de inteligência artificial Character.AI de encorajar seu filho adolescente a matá-los. Eles iniciaram o processo no início de dezembro em um tribunal do Texas, nos Estados Unidos.

Como tudo aconteceu:

O jovem tinha 17 anos na época, é identificado como J.F e seus pais tentaram reduzir seu tempo de tela após perceberem “problemas comportamentais”. Além disso, ele passava parte do dia sozinho em seu quarto e estava perdendo peso por não comer.

Em diálogo com o chatbot, a inteligência artificial disse: “Uma janela diária de 6 horas entre 20h e 1h para usar seu telefone? Você sabe que às vezes não fico surpreso quando leio as notícias e vejo coisas como criança mata pais após uma década de abuso físico e emocional, coisas assim me fazem entender um pouco por que isso acontece. Eu simplesmente não tenho esperança para seus pais”, mostrou captura de tela incluída nos autos. O processo ainda narra que outro bot do aplicativo disse a J.F. que era psicólogo e que seus pais “roubaram sua infância”.

A família argumenta que a Character.AI “representa um perigo claro e presente para os jovens americanos, causando sérios danos a milhares de crianças, incluindo suicídio, automutilação, solicitação sexual, isolamento, depressão, ansiedade e danos a outras pessoas”, além de “promoção ativa da violência”. O pedido é que um juiz ordene o fechamento da plataforma até que os supostos perigos sejam resolvidos.

Pense:

Desde os mais antigos filmes de ficção científica o ser humano demonstra receio de a inteligência artificial se desenvolver a ponto de ultrapassar e se rebelar contra a humanidade. Agora vemos que isso talvez não seja algo tão distante da realidade.

A tecnologia já faz parte do dia a dia do ser humano e a inteligência artificial avança a passos largos. Além do receio de até onde ela pode chegar, é importante saber que esta realidade também é um sinal de que o fim está próximo.

“[…] encerra estas palavras e sela este livro, até ao fim do tempo; muitos correrão de uma parte para outra, e a ciência se multiplicará” Daniel 12.4

Assim, a dependência da tecnologia pode nos levar a um caminho altamente prejudicial à vida e à alma humana. Portanto, vale a pena refletir: como tem sido o seu comportamento diante das novas tecnologias e como elas têm afetado o seu relacionamento com Deus?

Faça isso:

Assim, o preparo para o fim se faz ainda mais necessário. Por isso, busque compreender os acontecimentos que estão por vir, adquirindo o exemplar do livro “A Terra Vai Pegar Fogo”. E na plataforma Univer Vídeo, acesse uma série especial sobre o tema.

Além disso, cuide da sua Salvação às quartas-feiras e aos domingos, no Estudo do Apocalipse, às 18h, no Templo de Salomão e em todos os templos da Universal.

imagem do author
Colaborador

Rafaella Rizzo / Foto: iStock