Seus olhos observam os bons ou os maus servos?

Ainda que existam más influências, é importante buscar inspiração nos exemplos positivos, pois são eles que devem ser seguidos

Imagem de capa - Seus olhos observam os bons ou os maus servos?

Você já ouviu o ditado “nada se cria, tudo se copia”? Por meio dele, é possível compreender que todos estão rodeados de referências e inspirações e podem, assim, adotar ideias, comportamentos e gestos com base na atuação de outras pessoas.

Contudo, em qualquer ambiente, existem os bons e os maus exemplos. E, infelizmente, uma das atitudes mais comuns do ser humano é dar mais atenção ao que é ruim que está à sua volta, o que é prejudicial para a vida espiritual.

Em um dos episódios da série Meditação da Palavra, disponível no Univer Vídeo, Cristiane Cardoso comenta esse assunto e se apoia na passagem de Hebreus 13.7, que descreve: “Lembrai-vos dos vossos pastores, que vos falaram a palavra de Deus, a fé dos quais imitai, atentando para a sua maneira de viver”.

Cristiane lembra que é possível identificar os servos ruins e diz que “o servo ruim é aquele que pensa apenas em si, é mesquinho e tem comportamentos contrários ao que Deus ensina, mas a forma que temos que lidar com eles é não olhando para as suas ações”.

O profeta Asafe é um caso de quem olhou para os maus e quase se perdeu. Ele disse: “… meus pés quase que se desviaram; pouco faltou para que escorregassem os meus passos. Pois eu tinha inveja dos néscios, quando via a prosperidade dos ímpios” (Salmos 73.2-3). Cristiane explica que quando uma mulher olha para o mau exemplo ela acaba se colocando em uma situação de injustiça. “Para que olhar para os maus se existem os bons? Temos que observar aqueles que são humildes, felizes, que estão dispostos a aprender, mudar e que florescem em todas as situações”, acrescenta.

A mulher que se inspira naqueles que são bons, além de obter uma proteção para a sua vida, também ganha uma oportunidade de melhorar, aprendendo com os exemplos e experiências daqueles que vivem pelo bem. “O ser humano tem uma mania de querer manter a sua própria personalidade, mas Deus nunca falou de personalidade, mas sobre negar a si mesmo (Lucas 9.23), por exemplo”, cita.

É possível encontrar outras passagens nas Escrituras Sagradas sobre a ordem de olhar para os bons exemplos, como o de Paulo (1 Coríntios 11.1) e de Abraão (Isaías 51.2). “Deus quer que percamos essa mania de achar que somos ‘bons’ e que sejamos de fácil molde para que Ele trabalhe. E assim, olhando para os bons, que nos tornemos também bons exemplos, não apenas pregando sobre Deus, mas mostrando-O em nossas ações”, conclui.

Participe:

A próxima reunião do Godllywood Autoajuda ocorrerá em 25 de janeiro, às 18h. Saiba mais no perfil @godllwoodoficial no Instagram.

Saiba mais:

Leia as demais matérias dessa e de outras edições da Folha Universal, clicando aquiFolha Universal, informações para a vida!

imagem do author
Colaborador

Camila Dantas / Foto: Wavebreakmedia/Gettymages