Está escrito: o propósito dos primeiros 40 dias de 2025

Aproveite essa oportunidade de ter a Palavra na mente e na frente de tudo

Imagem de capa - Está escrito: o propósito dos primeiros 40 dias de 2025

O ano de 2025 está começando e o período é propício para se iniciar algo novo, como aprender um idioma, cuidar da saúde, praticar atividade física e adotar novos hábitos. Mas não há nada melhor do que começar o ano construindo uma nova história em que Deus é prioridade, o que pode ser feito com base em escolhas espirituais.

O princípio do ano e do mês representa as primícias e, por essa razão, a Universal o escolheu para dar início, em 1º de janeiro, ao propósito Está Escrito, que vai até 9 de fevereiro. Durante os primeiros 40 dias de 2025, os participantes terão a oportunidade de fortalecer a comunhão com Deus e meditar diariamente em Sua Palavra.

Em vídeo publicado no primeiro dia do ano, o Bispo Renato Cardoso disse que quando Jesus começou Seu ministério Ele nos deixou uma dica valiosíssima sobre como vencer a si mesmo, assim como ele fez nos 40 dias em que esteve no deserto. “Jesus iria enfrentar inúmeras formas de resistência [durante o Seu ministério], então o começo da Sua preparação foi um jejum de 40 dias. No capítulo 4 de Mateus, nós entendemos que Ele passou aqueles 40 dias mergulhando a sua cabeça na Palavra e colocou a Palavra na mente e na frente, de forma que, quando o diabo se apresentou para tentá-Lo, Ele o venceu com as palavras: ‘está escrito’ e citou três versículos do livro de Deuteronômio. Ali, Ele mostrou qual é o segredo: se você quer vencer a si mesmo e vencer tentações, conflitos, medos, ansiedades ou dificuldades de uma nova empreitada, você tem que colocar a Palavra na sua mente e à sua frente”, afirmou.

Ter a Palavra na mente é meditar no que Deus quer dizer a você, é usá-la para rebater as investidas do diabo, já colocá-la à frente é praticar o que está sendo ensinado, pois, se a pessoa ler e não praticar as lições, ela estará apenas se enchendo de conhecimento, que, sem a prática, não trará nenhuma mudança em sua vida.

A Palavra de Deus se renova a cada dia e é tão poderosa quanto o oxigênio presente em nossas células. Quando se medita na Palavra de Deus, os maus pensamentos somem. Talvez você, leitor ou leitora, não compreenda tudo que ler na Bíblia, mas Deus falará contigo por meio dela. E, quando Deus fala com uma pessoa, ela muda de direção e as suas decisões são assertivas, o que lhe dá paz. A Bíblia deixa isso claro no seguinte trecho de Hebreus 4.12: “Porque a palavra de Deus é viva e eficaz, e mais penetrante do que espada alguma de dois gumes, e penetra até à divisão da alma e do espírito, e das juntas e medulas, e é apta para discernir os pensamentos e intenções do coração”.

Na Bíblia Sagrada com Anotações de Fé do Bispo Edir Macedo, o Bispo destaca em seus comentários que a Palavra de Deus jamais pode ser desprezada, pois carrega em si o poder e a Vida do seu Autor. “A Palavra de Deus é superior a essa espada [de dois gumes], pois ela é de tal forma cortante que adentra no mais profundo do ser humano, alcançando o seu espírito e a sua alma”, escreveu.

Como participar?

Pela manhã, o participante do propósito deve orar pedindo a Deus entendimento e direção e, depois, ler a Palavra de Deus para que ela permaneça em sua mente durante o dia. Durante esses primeiros 40 dias do ano, também é importante procurar estar mais próximo das coisas de Deus. Para isso, é possível fazer, por exemplo, um jejum de alimentos ou abrir mão de alguma coisa que não faz bem para si. Outra ideia é se abster de algo para agradar a Deus. Há pessoas que estão sendo controladas por vícios (bebidas, cigarro, jogos e internet) e poderiam aproveitar esses 40 dias para evitá-los. Além disso, é fundamental comparecer à Universal nas reuniões de domingo e em pelo menos mais dois dias da semana, como quarta e sexta-feira. Mesmo quem perdeu os primeiros dias do propósito pode iniciá-lo hoje mesmo.

No aplicativo Portal Universal, disponível para Android e iOS, há um cronograma dos versículos diários sugeridos para leitura durante o propósito. Outra alternativa é retirar gratuitamente na Universal o plano de leitura em formato de marcador de página.

Saiba mais:

Leia as demais matérias dessa e de outras edições da Folha Universal, clicando aquiFolha Universal, informações para a vida! 

imagem do author
Colaborador

Kelly Lopes / Foto: Guilherme Branco