Oração que alcança a graça

Imagem de capa - Oração que alcança a graça

Quando pensamos em oração, normalmente pensamos no que pedir a Deus, no que temos necessidade, no pão nosso de cada dia, no que precisamos de Deus no momento. Raramente pensamos no oposto, que é no ato de perguntar a Deus o que Ele está pedindo de nós e é aí que a oração faz toda a diferença.

Não se engane: é importante pedir e saber pedir, inclusive porque a Bíblia ensina que muitas pessoas pedem e não recebem porque pedem mal, para cumprir seus caprichos ou para satisfazer seus egoísmos. A Bíblia ensina, na verdade, que devemos pedir segundo a Vontade de Deus. Ou seja, é preciso saber o que Ele quer de nós.

Se você vai pedir um aumento para o patrão ou um favor para alguém, por exemplo, você precisa saber falar com jeitinho e entender que a pessoa tem o caráter e a intenção de atender ao pedido e é assim também com Deus. Antes de pedir algo, é importante conhecer a Vontade dEle.

Quando pedimos segundo a Vontade de Deus, estamos pedindo o que Ele quer. Portanto, saber pedir é importante, mas ainda mais importante é perguntar sinceramente e humildemente o que o Senhor quer de nós e realmente estar interessado na resposta dEle.

Em Deuteronômio 10.12-13 está escrito: “Agora, pois, ó Israel, que é que o Senhor teu Deus pede de ti, senão que temas o Senhor teu Deus, que andes em todos os seus caminhos, e o ames, e sirvas ao Senhor teu Deus com todo o teu coração e com toda a tua alma, que guardes os mandamentos do Senhor, e os seus estatutos, que hoje te ordeno, para o teu bem?” Temer a Deus significa respeitá-Lo. Ele quer que andemos em Seus caminhos, O amemos e sirvamos a Ele de todo o coração, com foco e dedicação. Além disso, Ele pede que guardemos Seus mandamentos, mantendo-os em nossa mente e em nosso coração.

Diante das tentações do dia a dia, guardar os mandamentos nos ajuda a tomar a decisão correta. É por isso que Deus pede essas coisas para o nosso bem e não porque Ele é egoísta ou narcisista. Entenda que, se você não servir a Deus, Ele continuará sendo Deus, mas, se servi-Lo, você é quem colherá os frutos. Talvez você tenha se perguntado o motivo pelo qual suas orações não têm sido respondidas. Então, considere o seguinte: você tem procurado saber o que Deus tem pedido a você? Faça isso e suas orações terão resultados diferentes.

Saiba mais:

Leia as demais matérias dessa e de outras edições da Folha Universal, clicando aquiFolha Universal, informações para a vida! 

imagem do author
Colaborador

Bispo Renato Cardoso / Foto: Andreswd/GettyImages