24 de janeiro: Dia da Instituição do Casamento Civil no Brasil

Conheça algumas curiosidades sobre a união que antes tinha objetivo de fazer alianças políticas e econômicas

Imagem de capa - 24 de janeiro: Dia da Instituição do Casamento Civil no Brasil

Hoje comemora-se o Dia da Instituição do Casamento Civil no Brasil, isso porque foi nesta data, 24 de janeiro de 1890, que o casamento civil foi instituído no Brasil, pelo então presidente Marechal Deodoro da Fonseca por meio do decreto nº 181.

Curiosidades:

Até então, o casamento era uma união arranjada entre famílias, pelos pais dos noivos cujos sentimentos não eram levados em consideração. Em muitos casos eles nem sequer se conheciam antes do noivado. O objetivo era fazer alianças políticas e/ou econômicas.

Somente no século XII com o decreto de Graciano – uma obra de direito canônico escrita entre os anos 1140 e 1142 pelo monge e jurista Graciano -, é que o consentimento voluntário passou a ser uma condição para que a cerimônia fosse realizada.

Objetivos:

No Brasil, o casamento civil foi instituído com o objetivo de garantir direitos e deveres para os cônjuges. Além disso, fez parte de uma série de medidas que tinham como objetivo separar a igreja do estado.

De qualquer forma, não há dúvidas de que o casamento sempre foi considerado por todos os povos a base fundamental das famílias e sendo Deus o idealizador dessa instituição sagrada, nada mais natural que Ele esteja presente e seja o Abençoador dela.

Celebração de Casamentos 2025:

Por isso, anualmente a igreja Universal promove a Celebração de Casamentos, uma cerimônia coletiva por meio da qual os casais têm a oportunidade de receber a bênção do Autor do Amor em seu matrimônio.

O que você precisa saber:

  • O prazo para inscrição é até o dia 16 de março.
  • Para se casar na Celebração de Casamentos é necessário já estar casado (a) no civil e o casamento no cartório deve acontecer até 24 de abril.
  • Além disso, os noivos devem fazer o curso Casamento Blindado que precisa ser finalizado até 31 de março.
  • Se você deseja se casar no Templo de Salomão providencie sua inscrição o quanto antes, porque a Celebração de Casamentos no Templo é limitada a 200 casais.

Quem pode participar:

A cerimônia coletiva é aberta a todos os casais, independentemente da denominação religiosa que eles frequentam ou mesmo que não frequentem nenhuma. Sendo assim, podem se inscrever para participar tanto os membros da Universal como os não membros, admiradores, familiares de membros, obreiros, pastores, enfim, todos que desejarem se unir com seu cônjuge diante das leis de Deus e que atendam aos critérios legais.

Quanto custa:

A Celebração de Casamento é gratuita, o único investimento que os noivos terão será para adquirir o curso Casamento Blindado no valor de R$ 145,00, que inclusive, pode ser parcelado. O curso está disponível para compra no site casamentoblindado.com/curso.

A finalidade é preparar os noivos para a vida de casados, ensiná-los a lidar com as diferenças da vida a dois e ajudá-los a se tornarem um casal melhor a cada dia.

Vale destacar que o curso é totalmente online, o casal pode assistir aos poucos e no horário de sua preferência.

Para mais informações:

  • Acesse: universal.org/casamento
  • Ligue: (11) 2392-3573  
  • WhatsApp: (11) 2392-3232         
  • E-mail: setorcasamentos@universal.org.br

Saiba mais:

 

 

 

 

imagem do author
Colaborador

Redação / Foto: iStock