Iniciativa oferece cursos e oficinas para adolescentes em unidades socioeducativas de SP

Voluntários aproveitam as férias escolares dos internos para oferecer aprendizado em 13 áreas, como confeitaria e educação financeira

Imagem de capa - Iniciativa oferece cursos e oficinas para adolescentes em unidades socioeducativas de SP

Durante o mês de janeiro, o Universal Socioeducativo (USE) está realizando uma série de cursos, workshops e oficinas em oito unidades de acolhimento de São Paulo, beneficiando 172 adolescentes. A iniciativa tem por objetivo ocupar o período de férias escolares, quando os internos podem estar mais ociosos, com atividades saudáveis e prepará-los para um retorno economicamente ativo à sociedade, contribuindo para afastar a juventude do crime.

Os cursos oferecidos têm duração curta — em média, de duas a oito horas. Ao todo, a iniciativa inclui aulas em 13 modalidades diferentes, como: Barbeiro, Criando Sites do Zero, Pandeiro, Muay Thai, Inglês, Artes, Pintura, Salgados, Confeitaria, Pastelaria, Fotografia, Educação Financeira Pessoal e Culinária.

Segundo o responsável pelo USE na zona sul de SP, Marcos França, os cursos oferecidos são fundamentais para ajudar os internos a “se inserir no mercado de trabalho, após o cumprimento nas medidas socioeducativas”. Ele destaca, ainda, que as atividades são “bem aceitas por eles, pois as veem como uma oportunidade de trilhar um novo caminho”.

Investindo em um futuro melhor

Cerca de 30 internos da Fundação CASA de Diadema, localizada na região metropolitana de SP, aprenderam cumprimentos e despedidas no curso de Inglês realizado na última terça-feira, dia 14. Já na quinta (16), eles foram ensinados no curso de Confeitaria a fazer bolo de pote. E para finalizar, na próxima quinta (30), haverá o curso de Pastelaria, que vai ensinar técnicas adequadas de como fazer a massa e recheio dos pastéis.

Voluntária e confeiteira, Ana Nery acredita que as aulas fazem os internos perceberem que “eles podem ter um recomeço, sonhar com um futuro melhor e ter uma fonte de renda honesta”.

Na Casa de Semiliberdade Guararema, na capital paulista, oito internos estão sendo beneficiados por quatro cursos durante janeiro. No dia 15, aprenderam técnicas básicas de Barbearia, incluindo o uso correto de equipamentos e cortes simples. Já no dia 17, foi a vez do curso de Fotografia, que explorou produção, enquadramento e edição de imagens.

Para o voluntário e barbeiro, Tacyo Prado, esse tipo de trabalho “influencia positivamente o futuro deles, pois é algo que eles podem fazer e que está ao alcance de cada um”. Ele também busca ensinar “disciplina no âmbito profissional”, acreditando que, ao levar os aprendizados a sério, os jovens podem construir “um grande futuro pela frente”.

Já nesta quinta-feira (23), os internos de Guararema terão o curso de Educação Financeira Pessoal, focado em planejamento financeiro e identificação de despesas prioritárias. No dia 31 de janeiro, será ministrado o curso de Confeitaria, com quatro horas de duração, em que os participantes aprenderão a fazer bolo de pote como alternativa para gerar renda. Ao final, receberão certificado de conclusão.

Capacitação no litoral e interior de SP

Os 75 internos da Fundação CASA de São Vicente participam de atividades diversificadas durante janeiro. As aulas incluem Pandeiro (16/1), Inglês Básico (21/1), Muay Thai (23/1), Pintura em Telas (28/1) e um curso de Barbeiro (30/1).

Na unidade de Peruíbe, cinco jovens desenvolvem habilidades artísticas no curso de Pintura, que acontece entre 16/1 e 13/2, com aulas voltadas para pintura em camisas, telas e tecidos.

Em Bauru, no curso “Criando Sites do Zero”, seis internos da Fundação CASA Nelson Mandela aprenderam programação básica (HTML, CSS e JavaScript) nos dias 6, 7, 9 e 10 de janeiro. Já em Campinas, a partir do próximo domingo (26), terá início o curso de Barbeiro, com cinco internos da Fundação CASA. O curso terá duração de cinco semanas e finalizará em 23 de fevereiro.

De 14 de janeiro a 4 de fevereiro, será realizado um workshop de Salgados na Fundação CASA de Sorocaba. Durante quatro semanas, os oito participantes aprenderão a fazer salgados e bolos, com foco em incentivar o empreendedorismo para quando estiverem em liberdade.

Já no dia 31 de janeiro, 32 jovens da Fundação CASA Irapuru 1 participarão de uma oficina de Panquecas Coloridas. A atividade visa desenvolver habilidades culinárias básicas, estimular a criatividade e fortalecer o trabalho em equipe.

 

imagem do author
Colaborador

Unicm / Fotos: Cedidas