Robô humanoide promete acabar com a solidão

A inovação tecnológica foi apresentada em uma feira de tecnologia que aconteceu em Las Vegas (EUA). Entenda

Imagem de capa - Robô humanoide promete acabar com a solidão

Com o objetivo de combater a crescente epidemia de solidão, pesquisadores criaram um robô humanoide de tamanho real. Melody foi apresentado durante o Consumer Electronics Show (CES) 2025, uma feira de tecnologia realizada em Las Vegas, nos Estados Unidos, no dia 7 de janeiro.

O robô humanoide foi desenvolvido com características físicas e movimentos extremamente realistas, de maneira que não seja possível diferenciar de um humano e promete acabar com a solidão. Sua finalidade não é apenas fazer companhia e promover interação social, mas também gerar conexão humana e profunda. Contudo, não se trata de uma boneca sexual, garantem os idealizadores.

A melhor solução:

De acordo com uma pesquisa das Universidades de Auckland, Duke e Cornell, publicada na Science Robotics, nessa época de crescente isolamento social, robôs de companhia podem ser uma alternativa para essa epidemia de solidão.

Contudo, é importante destacar que “todas as evidências apontam para ter um amigo de verdade como a melhor solução”, afirmou Murali Doraiswamy, professor de Psiquiatria e Geriatria na Duke University.  “Mas até que a sociedade priorize a conexão social e o cuidado com os idosos, os robôs são uma solução para milhões de pessoas isoladas que não têm outras soluções”, declara.

Nada substitui um verdadeiro amigo:

Sem dúvidas, vivemos na era do isolamento social, em que as pessoas vivem cada vez mais solitárias, não só por força das circunstâncias, mas também por escolha própria, porque se acostumaram a viver assim. Entretanto, esse isolamento social pode levar a sérios problemas de saúde mental, especialmente tratando-se de idosos.

Então, a pesquisa concluiu que esses robôs podem, sim, ser uma solução eficaz no combate ao isolamento e também para promover um estilo de vida mais ativo e saudável, principalmente para os mais velhos.

No entanto, é importante ressaltar que embora haja evidências de que os robôs possam ser eficazes nesse sentido, nada substitui a companhia de um verdadeiro amigo, como afirmou o especialista da Duke University.

Calebe Universal:

Por isso, a Universal, por meio do Grupo Calebe, promove semanalmente encontros para a melhor idade, nos quais eles realizam diversas atividades e passeios culturais que promovem o convívio social. Além disso, por meio dos cursos e palestras eles aprendem sobre autocuidado, prevenção de doenças e vários outros temas relacionados à terceira idade.

Nos encontros, eles também desenvolvem novas habilidades, hobbys, fazem atividade física, interagem com outros idosos, criam vínculos de amizade e, principalmente, recebem apoio espiritual e psicológico.

Atualmente, o Calebe Universal conta com mais de 36,4 mil voluntários espalhados por todo o território brasileiro. Ao longo desses anos, o Grupo Calebe Universal tem se dedicado a promover qualidade de vida às pessoas da melhor idade.

Conheça o grupo:

 E se você deseja conhecer o grupo de perto, procure um templo da Universal mais próximo, ou acompanhe as redes sociais e fique por dentro das ações.

Seja um patrocinador:

Você ainda pode ajudar esse trabalho fazendo uma doação.

Clique aqui para ser direcionado(a) à página de doação.

 

 

 

imagem do author
Colaborador

Redação / Foto: Reprodução Instagram