Aisha, a mulher temente a Deus

Em Jezabel, as atitudes das duas esposas do rei Acabe as tornam totalmente diferentes

Imagem de capa - Aisha, a mulher temente a Deus

Na macrossérie Jezabel, o telespectador tem acompanhado estarrecido a diferença entre duas mulheres que só têm em comum o fato de terem sido escolhidas pelo rei Acabe (André Bankoff) para serem suas esposas: Jezabel (Lidi Lisboa) e Aisha (Adriana Birolli). Era comum naquela época que o homem se casasse com mais de uma mulher.

Na trama, é possível ver que enquanto a princesa fenícia Jezabel (Lidi Lisboa) é uma mulher dominadora, sedutora, perversa e manipuladora, capaz de tudo para impor sua vontade e realizar seus desejos, Aisha (foto abaixo) (Adriana Birolli) é uma ex-camponesa bondosa, que tem atitudes totalmente opostas às de Jezabel. Aisha era a primeira esposa de Acabe e também a preferida por ele. Ela é considerada uma mulher dócil, humilde e serena, que faz com que sua presença seja sempre desejada por todos.

Cenas reveladoras
Nos episódios exibidos, a maldade de Jezabel foi a razão da matança e perseguição de muitos profetas de Israel. Ela não poupou nem Aisha de seus planos maléficos. Ao ver o povo de Israel sofrendo com a seca e a escassez de alimentos, a bondosa Aisha pediu permissão a Acabe para partir em uma comitiva levando esses itens aos mais necessitados. Jezabel não gostou da atitude dela, pois seu desejo era de que o povo israelita adorasse a seus deuses pagãos em troca de água e comida.

Mesmo assim, a preferida do soberano partiu com a comitiva em direção aos aflitos. Jezabel, contrariada, ordenou que Hannibal (Rafael Sardão), general do Exército fenício e homem de sua confiança, promovesse um atentado que tirasse a vida de Aisha. Essa iniciativa não teve êxito, já que Samira (Laís Pinho) protegeu Aisha e foi apunhalada em seu lugar. Então, Jezabel ordenou para que fossem mortos os culpados pelo fracasso do seu plano.

A fé das esposas do rei
A princesa fenícia Jezabel é sacerdotisa dos deuses pagãos Baal e Aserá. Ela tem como principal objetivo impor ao povo israelita que deixem de adorar o Deus de Israel para idolatrar seus deuses pagãos. Entre as exigências que fez ao rei estava a construção de um templo de adoração a eles.

Maldosa, Jezabel influencia as pessoas ao seu redor a cometerem maldades e consegue persuadir muitos israelitas indefinidos no caráter e na fé a deixarem de crer no Deus de Israel para adorar aos seus deuses.

Já Aisha é uma mulher temente a Deus, que segue os Mandamentos deixados por Ele a Moisés, mantém firme a sua fé e não se curva diante dos deuses pagãos. Por ser sábia e serena, o rei Acabe sempre a procura nos períodos de conflito para obter dela conforto e tranquilidade. É sempre Aisha quem consegue acalmá-lo. Em uma das cenas ela tenta alertar o marido para que abra os olhos em relação a Jezabel. Ela é como a voz da consciência de Acabe nos momentos cruciais em que ele se volta para Deus.

Da narrativa para a vida real
Assim como na trama, muitas mulheres têm o perfil de Jezabel: querem a qualquer custo impor suas vontades e não medem esforços para conseguir o que tanto desejam, fazendo as pessoas ao redor também sofrerem com suas atitudes. Essa mulher é considerada “tóxica”, pois quem está ao seu lado corre o risco de ser manipulado e levado a praticar alguma maldade.

Jezabel pode ser comparada à esposa que faz da vida do marido um verdadeiro inferno, sempre se envolvendo em confusões e o colocando em situações constrangedoras. O ambiente onde ela está é carregado de desordem, seu marido não pode contar com seu auxílio, pois ela é egoísta, ou seja, seus interesses pessoais estão sempre em primeiro lugar.

Além disso, ela pode ser confrontada às mulheres que se preocupam apenas com beleza física e querem estar o tempo todo no centro das atenções, negligenciando família, casamento e demais áreas da vida. São mulheres que, muitas vezes, já ouviram falar que Deus deve ser prioridade em suas vidas, mas preferem seguir seus caminhos conforme sua própria vontade.

Em contrapartida, há aquelas que se encaixam no perfil de Aisha: temem a Deus e buscam viver segundo Sua vontade e Seus ensinamentos. São mulheres que demonstram que são confiáveis e auxiliam seus maridos, tornando melhor a vida deles. A casa delas é edificada e o ambiente em que convivem é de paz, pois elas são sábias. Elas cuidam de tudo e de todos, não negligenciam os cuidados pessoais e são equilibradas em tudo o que fazem, pois recebem a direção que vem de Deus, o Primeiro em sua vida.

Com base nas atitudes dessas personagens, reflita: com qual delas você se identifica? Para saber mais sobre Aisha, não deixe de assistir Jezabel.

imagem do author
Colaborador

Kelly Lopes / Fotos: Edu Moraes