MPF libera passaporte diplomático do Bispo Edir Macedo
Benefício foi concedido pelo ministro das Relações Exteriores, Ernesto Araújo
O Bispo Edir Macedo e sua esposa, Ester Bezerra, haviam conquistado mais uma vez a concessão de passaportes diplomáticos em abril deste ano. O direito havia sido garantido pelo Ministério das Relações Exteriores (MRE), mas, anulado no mesmo mês por conta de uma ação popular contra o casal, ao ministro Ernesto Araújo e ao MRE.
Recentemente, o Ministério Público Federal (MPF) optou em permitir os passaportes, pois entende que o Ministério pode conceder o benefício a pessoas que, na avaliação do ministro (Ernesto Araújo), “devam portá-lo em função do interesse do país”.
Ao autorizar o passaporte diplomático do casal, Araújo alegou que “o titular poderá desempenhar de maneira mais eficiente suas atividades em prol das comunidades brasileiras no exterior”.
Entenda
O porte de passaporte diplomático dá privilégio nas filas nos aeroportos internacionais e gratuidade na emissão do documento. Em alguns casos, dependendo do país, até dispensa a necessidade do visto.
O benefício também não pode ser visto como uma exclusividade. Afinal, não é a primeira vez que o Governo o concede a um líder religioso. Altas autoridades da Igreja Católica o recebem desde a Época Imperial. Outros líderes evangélicos também já o possuem.
Na ação que liberou os passaportes para o casal líder da Universal, o MPF reforçou que, como o Estado brasileiro é laico, deve ser dado tratamento igualitário para diferentes religiões.
A Igreja pelo mundo
A Universal está presente em 127 países e mantém dezenas de projetos sociais que beneficiam milhares de pessoas.