O que anula a sua beleza
As mulheres carregam um encanto particular, que pode ser ofuscado por causa de um comportamento inadequado. Saiba mais
A discrição significa estado ou qualidade de quem é discreto e não chama atenção. Também é a capacidade de distinguir entre o certo e o errado, de ter discernimento e sensatez, ela é uma característica de quem é recatado e tem pudor e ainda a qualidade de alguém que não espalha os segredos alheios, de quem é prudente. Logo, ser indiscreto é o contrário de tudo isso.
Muitas mulheres não têm noção do que a indiscrição é capaz de fazer com sua imagem e com a sua reputação e agem desse modo diariamente. Algumas, várias vezes, assumem essa postura para obter atenção ou transmitir uma imagem de poder, mas essa atitude é um tiro no pé, pois causa o efeito contrário.
A mulher pode ficar horas em um salão de beleza ou se arrumando em casa, porém, se não houver discrição em suas ações, de nada adianta tamanha dedicação com a aparência, já que, em vez da beleza, vai transmitir uma imagem feia. “Ser discreta não diz respeito apenas à privacidade. Discrição é muito mais do que isso. A beleza não combina com escândalo, barraco e histeria, que vêm com a indiscrição”, escreve Cristiane Cardoso em uma postagem em seu blog sobre o assunto.
A colunista destaca que quem é indiscreta tenta conquistar a atenção, entretanto ela precisa ser natural e não forçada. “Já quem pratica a discrição obtém naturalmente o olhar de respeito e de admiração das pessoas, mesmo que não tenha essa intenção, pela graciosidade, elegância e feminilidade.”
Joia de ouro no focinho de uma porca
O rei Salomão – um dos homens mais sábios que já existiram –, ao comentar sobre a mulher indiscreta em Provérbios 11.22, a compara com uma joia que é colocada no focinho de uma porca: “Como joia de ouro no focinho de uma porca, assim é a mulher formosa que não tem discrição”.
Com isso, o rei expressa que da mesma forma que uma joia no focinho de uma porca é um desperdício, o mesmo acontece quando a mulher é bonita, mas indiscreta. “A mensagem que ela passa é ‘eu não me valorizo’, ‘eu não respeito ninguém’, ‘olhem para mim, pelo amor de Deus’, ‘eu preciso da sua atenção’, o que anula toda a sua beleza. A discrição, no entanto, embeleza o seu exterior, os seus relacionamentos e até a forma como se vê. Vale a pena investir nela”, finaliza Cristiane.
Mulher virtuosa
Além da mulher indiscreta não agradar as pessoas que estão à sua volta, ela também não satisfaz a vontade de Deus. Assim como a mulher indiscreta é comparada ao desperdício de uma joia no focinho de uma porca, Salomão exalta o comportamento de quem é discreta em Provérbios 31.10: “Mulher virtuosa, quem a achará? O seu valor em muito ultrapassa o das mais finas joias”.
Saber como se comportar nas diversas situações do dia a dia é uma das características da mulher virtuosa, pois seu objetivo é sempre levar a imagem de Deus, agradá-Lo com suas atitudes e fazer o bem para si mesma e, consequentemente, para as pessoas ao seu redor.