Setembro Amarelo: Projeto Help FJU une forças para lançamento de campanha nacional contra o suicídio
A música 'A Semente', do cantor Giesley Mota, foi escolhida como tema da campanha. O videoclipe da canção foi gravado com a participação de voluntários do projeto Help FJU que, assim como o cantor, disseram não ao suicídio e superaram suas dificuldades e conflitos internos.
Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), mais de 800 mil pessoas cometem suicídio por ano no mundo, e esta já é a segunda maior causa de morte de jovens de 15 a 29 anos no Brasil. Mundialmente, este número é superior ao de mortes por malária, câncer de mama, guerra ou homicídio. No Brasil, dados os alarmantes números, a sociedade civil tem se mobilizado em ações como o Setembro Amarelo, e campanhas capitaneadas por ONGs, artistas e personalidades.
Este ano, o projeto Help FJU, iniciativa da Força Jovem Universal, uniu forças com o cantor Giesley Mota, que tem uma história de superação pessoal e chegou a tentar o suicídio, e a gravadora MJC Music para lançar uma campanha nacional de combate ao suicídio que tem como tema a canção ‘A Semente’, e que contempla ações como mobilizações, palestras e passeatas em diversas capitais do país, que ocorrerão ao longo de todo o mês de setembro. O videoclipe da campanha foi gravado com a participação de voluntários do projeto Help que, assim como Giesley, disseram não ao suicídio e superaram suas dificuldades e conflitos internos. A campanha e o clipe foram lançados no Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio, 10 de Setembro.
O Projeto Help
Criado em 2017, sob a coordenação do bispo Celso Júnior, o projeto conta com mais de 5 mil voluntários em todo Brasil e já ajudou mais de 3000 jovens desde sua criação, através da realização de inúmeras campanhas e ações de conscientização, aconselhamento e passeatas. Em 2019, o projeto realizou mais de 200 palestras em escolas espalhadas por todo país e mais de 1500 ações pontuais em cidades de todos os estados brasileiros, como passeatas, distribuição de cartas com mensagens positivas em locais com altos índices de suicídio, ações de conscientização em semáforos de trânsito, etc.
Com o lema “Não te julgo, te ajudo”, o projeto Help FJU busca ajudar jovens que apresentam problemas como depressão, transtornos alimentares, automutilação e sofrem com bullying e baixa autoestima. A iniciativa visa chamar a atenção da sociedade para as pessoas que, mesmo com os mais singelos sintomas, precisam ser observadas e ajudadas pelas pessoas ao seu redor.
A Semente
Giesley Mota conta como a canção reflete o ideal do Setembro Amarelo de prevenção ao suicídio: “A letra conta uma história, que pode ser a história de todos nós. Quantas vezes sentimos medo quando de alguma forma a vida parece tentar nos enterrar? Quando as coisas não vão bem, quando os planos se frustram. Mas nós somos como sementes, e quando somos enterrados e a tempestade vem, nos afogando em uma chuva torrencial de problemas, germinamos e começamos a criar raízes, o que nos leva a crescer, dar frutos e a gerar outras sementes, cumprindo o ciclo natural da vida. Por isso, acredito que os que estão sem esperança, precisam entender nós somos sementes”.
O clipe de ‘A Semente’ foi gravado com voluntários do projeto Help FJU que, assim como Giesley, são sobreviventes de tentativas de suicídio e que superaram suas dificuldades e conflitos internos para voltar a acreditar no valor da vida: “A proposta desta campanha e do videoclipe é de levar não somente uma mensagem de esperança para as pessoas que pensam em tirar suas próprias vidas, mas também conscientizar familiares e amigos para que prestem atenção aos sinais e possam ajudar estas pessoas antes que seja tarde”.
Giesley disse não à depressão e ao suicídio
Giesley venceu a depressão e sobreviveu a uma tentativa de suicídio em sua adolescência, em que devido aos problemas que enfrentava em sua família, com brigas constantes e agressões físicas, além da baixa autoestima, autoimagem distorcida e as extremas dificuldades financeiras que viva, decidiu tirar a própria vida e tentar se jogar debaixo de um ônibus na movimentada avenida Cristiano Machado em Belo Horizonte, conhecida na época como “Avenida da Morte”. Felizmente, naquele exato momento, Giesley foi impedido por um completo desconhecido, que o mostrou que ainda existia o amor ao próximo e que alguém se importava com ele, mudando o rumo de sua vida para sempre.
Depois de viver esta experiência que quase culminou na sua morte, o cantor e compositor, hoje com mais de 10 anos de carreira, tem procurado ajudar através de sua música pessoas em todo o Brasil a optarem pela vida: “Nove em cada dez suicídios poderiam ser evitados se os sinais não fossem ignorados. Muitas vezes essas pessoas não são ouvidas, sofrem de depressão profunda, mas são tidas como dramáticas. Procuro através das minhas composições mostrar para essas pessoas que elas são importantes, que a vida é um presente e que não vale a pena se deixar levar pelas circunstâncias, por mais difíceis que sejam. Existe uma saída e não é o suicídio”, conta.
Ações
Além do lançamento do clipe, que terá neste fim de semana exibição para 3 mil jovens integrantes do projeto, estão previstas ainda para o mês de setembro uma passeata em diversas capitais com a temática do Setembro Amarelo e da prevenção ao suicídio, organizadas pelo projeto Help com o apoio do cantor e da MJC Music.
Assista ao clipe de ‘A Semente’ – Campanha Nacional Contra o Suicídio:
A música também está disponível nas plataformas digitais Deezer e Spotify.