Campanha auxilia britânicos a descobrir se são hipertensos
Cerca de 500 milhões de pessoas não sabem que tem a doença, aponta OMS.
Uma campanha de conscientização a importância da aferição frequente da pressão arterial, incentivou adultos do Reino Unido a conhecer os seus números, entre os dias 9 e 15/9. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), mais de 1 bilhão de adultos são hipertensos no mundo, sendo que metade não sabe que tem a doença.
A iniciativa partiu do Grupo da Saúde, programa social mantido pela Igreja Universal do Reino de Deus daquele país. Cerca de 110 voluntários se revezaram em 11 locais de atendimento nas cidades de Londres e Leeds.
Segundo Michael Broodram, responsável pelo programa social no Reino Unido, cerca de 850 pessoas foram atendidas e 25% delas afirmaram conhecer seus números pela primeira vez. “Após aferir a pressão, as pessoas receberam orientação de voluntários especializados para tomar as medidas necessárias para alcançar ou manter uma pressão sanguínea saudável”, disse.
Para o cardiologista Celso Amodeo, cardiologista e especialista em hipertensão arterial do HCor, de São Paulo, a hipertensão arterial, além de ser uma doença, é um fator de risco para outras enfermidades, como insuficiência renal, demência e alterações na visão. Mas o destaque fica para as doenças cardiovasculares, pois elas são as que mais matam no mundo.
“Se olharmos os atestados de óbito, veremos que a pressão alta desencadeou 80% dos casos de derrame cerebral e 60% dos de ataque cardíaco”, relata Amodeo.
Como diferenciar os sintomas de pressão alta ou baixa?
Segundo especialistas, alguns sintomas podem ajudar a diferenciar, porém, a forma mais eficaz é medir a pressão arterial, utilizando um aparelho eletrônico.
Sintomas de pressão alta:
- Visão dupla ou embaçada
- Zumbido nos ouvidos
- Dor na nuca
Medição superior a 140 x 90 mmHg.
Sintomas de pressão baixa:
- Visão turva
- Boca seca
- Sonolência ou sensação de desmaio
Medição inferior a 90 x 60 mmHg.