No Brasil, o crime compensa?

A forte sensação de impunidade volta a assombrar os brasileiros

Imagem de capa - No Brasil, o crime compensa?

O ex-presidente do Brasil Luís Inácio Lula da Silva foi liberado da prisão na última sexta-feira (8). Mas você conhece todos os processos aos quais Lula responde na Justiça?

O Jornal da Record produziu uma reportagem especial explicando todas as denúncias.

Assista ao vídeo abaixo e entenda porque o ex-presidente estava preso:

Lula foi condenado, em segunda instância, a 12 anos e 11 meses de prisão. Até então, quando a segunda instância da Justiça decidisse pela condenação do réu ele permaneceria preso. Na última semana, porém, o Superior Tribunal Federal (STF) votou contra a prisão de pessoas que foram condenadas em segunda instância.

Para os ministros, o condenado somente pode ser considerado culpado e pagar pelo crime após não haver recursos aos quais recorrer.

Em seu primeiro discurso após a saída da prisão, Lula criticou o ministro Sérgio Moro, que o condenou enquanto cumpria função de juiz nos casos que envolvem o ex-presidente. No Twitter, Moro apenas comentou:

lula

Essa decisão do STF será seguida em todos os casos de condenados em segunda instância no Brasil. Portanto, mais de cinco mil pessoas devem ganhar liberdade nas próximas semanas.

Especialistas ouvidos pelo Jornal da Record afirmam que os impactos na sociedade serão grandes e que o Brasil, a partir de agora, vai na contramão do que é feito em todo o mundo.

Confira a reportagem do Jornal da Record abaixo sobre o assunto:

imagem do author
Colaborador

Redação / Imagens: Reprodução Jornal da Record