Fim dos tempos: Briga entre irmãos acaba em morte
O amor pelo próximo está se esfriando. Entenda como essa passagem bíblica é tão real nos dias de hoje
Quem nunca ouviu falar de Caim e Abel? A história bíblica é narrada no livro de Gênesis, capítulo 4. De acordo com as Escrituras Sagradas, naquele tempo, eles praticavam atos de adoração ao Senhor, sacrificando parte de suas produções.
Toda vez que faziam ofertas ao Senhor, Ele Se agradava das que Abel oferecia, mas, não, as de Caim. Isso se justifica pelo fato de que Abel oferecia as primícias, ou seja, os primeiros e melhores frutos para serem dedicados a Deus, indicando, com isso, um coração voltado a Ele.
Já Caim oferecia o que restava da colheita, tornando sua oferta ao Senhor um ato sem importância. O resultado disso foi que o Senhor Se agradou da oferta de Abel, causando inveja no irmão, Caim.
Levantando-se contra Abel, Caim o matou, ato descrito como o primeiro homicídio que houve: “E falou Caim com o seu irmão Abel; e sucedeu que, estando eles no campo, se levantou Caim contra o seu irmão Abel, e o matou.” Gênesis 4.8
Conheça a história completa, clicando aqui.
Dias atuais
Pessoas diferentes, cenário diferente, mas a triste realidade de um irmão matando o outro pode ser considerada igual. Foi o que aconteceu, recentemente, no município de Mauá, cidade da Grande São Paulo. Junior de Jesus, de 30 anos, matou seu próprio irmão, Judson Jesus Batista, de 28.
Segundo a Polícia, a vítima era esquizofrênica e usuária de drogas e costumava criar problemas para a família por causa do vício. O irmão Júnior, com a ajuda de um amigo, teria resolvido agredir Judson após uma discussão. A vítima foi imobilizada e agredida até cair desacordada.
O amor pelo próximo está se esfriando
Certa vez, o Senhor Jesus foi interrogado por Seus discípulos sobre quais seriam os sinais da Sua vinda. Rumores de guerras, catástrofes naturais, mortes, doenças, fome, foram citados por Ele como acontecimentos que precederiam a Sua volta. Mas um sinal, especialmente, chama atenção:
“E, por se multiplicar a iniquidade, o amor de muitos esfriará.” Mateus 24.12
E não é isso que se tem visto diariamente nos noticiários? Guerras, assassinatos, estupros, sequestros. Filhos tirando a vida dos pais, pais atentando contra a vida dos filhos, irmão contra irmão, mulheres sendo agredidas e mortas pelo próprio marido e vice-versa.
A Palavra de Deus afirma:
“E, logo depois da aflição daqueles dias, o sol escurecerá, e a lua não dará a sua luz, e as estrelas cairão do céu, e as potências dos céus serão abaladas. Então aparecerá no céu o sinal do Filho do homem; e todas as tribos da terra se lamentarão, e verão o Filho do homem, vindo sobre as nuvens do céu, com poder e grande glória. E Ele enviará os seus anjos com rijo clamor de trombeta, os quais ajuntarão os seus escolhidos desde os quatro ventos, de uma à outra extremidade dos céus.” (Mateus 24.29)
Ao constatarmos que chegamos em uma época em que uma pessoa é capaz de tirar a vida do próprio irmão, sem que isso lhe cause nenhuma dor, não há dúvidas de que já nos encontramos no auge da frieza e da ausência de amor.
Por isso, faça uma autoavaliação sobre a situação. Será que você tem cultivado a “dureza de coração” (Hebreus 3.8; 4.7) e tem perdido o amor por Deus e também pelo seu próximo?
Escola da Fé Inteligente
Todas as quartas-feiras, no Templo de Salomão, localizado na capital paulista, acontece a Escola da Fé Inteligente com a Noite da Salvação. Nesse encontro, os participantes aprendem a extrair da Palavra de Deus aprendizados valiosos para a comunhão com o Altíssimo. Você também pode participar em uma Universal mais próxima de sua casa. Confira o endereço.