Voluntários realizam grande campanha de doação de sangue na Namíbia
Ação foi realizada no banco de sangue da capital Windhoek. Veja como foi
Doar sangue é essencial para salvar vidas em atendimentos de urgência, realização de cirurgias, tratamento de pessoas com doenças crônicas, oncológicas e outras situações que necessitem de transfusão sanguínea. Contudo, principalmente na época de férias e feriados, os bancos de sangue costumam ter uma baixa significativa nos estoques.
Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), anualmente, são coletadas cerca de 112 milhões de doações em todo o mundo. No entanto, a maior parte se concentra em países de alta renda que abrangem somente 19% da população. E, apesar do índice de doações voluntárias também ter crescido no geral, ainda há muito o que se fazer.
Grande campanha de doação
A OMS recomenda que de 1% a 3% da população de cada país seja doadora. Na Namíbia, por exemplo, apenas 0.8% doa sangue. Pensando nisso, voluntários do grupo Unisocial se reuniram para uma grande campanha de doação no banco de sangue da capital, Windhoek, (NamBTS – Tal Street Centre). Essa foi a primeira ação do grupo no local.
“Esse trabalho é de suma importância, principalmente nesta época do ano em que o número de acidentes nas estradas se multiplica. Existe uma grande carência de doadores de sangue para que vidas sejam salvas, por isso, a necessidade desta ação”, explicou o Bispo André Luiz Silva, responsável pelo trabalho da Universal no país.
No total, ao longo do dia, 247 pessoas doaram sangue incentivadas pela ação do Unisocial.
“Doar sangue é compartilhar um pouco de nós. É a primeira vez que fazemos este projeto para abastecer o banco de sangue em Windhoek, e pude ver a alegria de todos os funcionários do local em nos receber. Nós, da Universal, temos uma força que vem de Deus, a força do amor ao próximo. E, não podemos parar de ajudar ao nosso semelhante”, declarou Netsai Ngunda, colaboradora do Unisocial.
Unisocial pelo mundo
Quer saber mais sobre o grupo e as ações sociais realizadas no Brasil, continente africano e pelo mundo, e ainda ser um voluntário? Encontre uma Universal mais próxima de sua casa e informe-se com o pastor responsável. Não deixe também de acompanhar, diariamente, nossas matérias aqui no site universal.org.