“O psiquiatra disse que o tratamento seria longo e sem garantias de cura”

Ele quis se matar por culpa da depressão. Conheça o remédio que o curou

Imagem de capa - “O psiquiatra disse que o tratamento seria longo e sem garantias de cura”

O consumo de antidepressivos no mundo aumentou 23% nos últimos cinco anos, de acordo com estudo da Funcional Health Tech. Neste mesmo período, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), os casos de depressão aumentaram em 18% no planeta.

Pior do que isso: embora os antidepressivos sejam muito utilizados, sua eficiência é bastante questionável. Em estudo realizado por cientistas da Universidade de Oxford (Inglaterra), foi comprovado que as drogas mais eficientes funcionam em apenas 66% dos casos. Todavia, há drogas que sequer alcançam os 35% de eficiência. E nenhuma delas acaba realmente com a depressão, apenas são paliativos que minimizam os sintomas dopando o cérebro enfermo.

Tratamento longo e sem garantia de cura

O paulista Robson Rossin foi uma dessas vítimas da depressão que usou antidepressivos. Ele foi diagnosticado após um surto que o fez querer o suicídio. Isso aconteceu no dia 14 de dezembro de 2018. Entretanto, seu comportamento já havia mudado nas semanas anteriores.

“Fiquei triste, sem vontade de fazer nada. E, dia a dia, só piorava”, relembra ele. “Ouvi uma voz dentro de mim, fui para uma rodovia tendo a certeza de que seria o melhor a fazer. Pretendia bater o carro e me matar”.

Felizmente, sua esposa agiu a tempo e evitou a morte de Robson. A família buscou ajuda em um médico especialista que, como tanto outros, receitou remédios de tarja preta para atenuar os sintomas da depressão.

“O psiquiatra disse que o tratamento seria longo e sem garantias de cura. Colocou-me para dormir. Era o possível naquele momento, pois, estando acordado, a vontade de suicídio era forte”.

A família decidiu até mesmo tirar o filho pequeno de casa, com medo de que Robson o machucasse de alguma maneira.

“Passei por internação e em casa fiquei por uma semana. Sempre no quarto escuro, sem comer, beber, tomar banho e fazer qualquer tipo de higiene”, conta Robson. “Quem passa por depressão sabe que as noites são vividas em pânico e em claro, dormindo muito pouco. A mente fica acelerada, só pensando em coisas horríveis”.

A noite da mudança

Foi em uma dessas noites em claro que Robson, zapeando a TV, ouviu a Palavra de Deus. Ele já havia sido convidado para a Universal muitas vezes, mas sempre recusara. Dessa vez, porém, aceitou a sugestão do Bispo que fez o convite, na programação, para ele orar a Deus.

“O que ele dizia era exatamente a minha situação. Parecia que me conhecia e estava falando comigo, então dei ouvidos”, relembra Robson. “Mesmo com vergonha, olhei para o lado e vi minha esposa que estava dormindo e, sem jeito, levantei um pouco minhas mãos e orei. Naquele momento, senti um alívio enorme”.

Foi ali que Robson entendeu qual remédio poderia curá-lo. O Bispo Edir Macedo explica que “depressão é o estado de desespero da alma”. Dessa maneira, só é possível eliminá-la tratando a alma.

“Tratar da depressão é tratar da alma. E para tratar da alma só existe um caminho: ouvir a Palavra de Deus; meditar nas Sagradas Escrituras, enfim, absorver o Espírito da Bíblia”, afirma o Bispo Macedo.

depressão

O caminho

Entendendo que para ser livre da doença era necessário se entregar a Deus, Robson decidiu visitar o Templo de Salomão.

“Passei por aquela porta de entrada e, ali mesmo, já ficaram toneladas que saíram das minhas costas. Fiquei leve e senti uma enorme paz imediata. Neste dia, chorei muito na reunião”, conta. “Quando o Bispo começou a falar, tudo o que ele dizia era a minha situação. Achei até que alguém tinha falado de mim para ele, mas entendi que era Deus me oferecendo Sua mão”.

Robson aceitou a mão de Deus e, a partir daquele dia, passou a frequentar as reuniões da Universal para entender melhor como utilizar a fé no combate à depressão. Livre da doença, ele teve sua família e vida restauradas. Hoje, conta sua história para estimular outras pessoas a se entregarem a Deus para buscar a cura. Para isso, ele destaca o seguinte versículo:

“Eu irei adiante de ti, e endireitarei os caminhos tortuosos; quebrarei as portas de bronze, e despedaçarei os ferrolhos de ferro.” Isaías 45.2

Como Robson, você também tem o direito de ser livre da depressão e voltar a ter uma vida feliz. Por isso, a Universal realiza, todas as sextas-feiras, a Sessão do Descarrego. A reunião é dedicada especialmente àqueles que sofrem com essa doença terrível. Participe no Templo de Salomão ou clique aqui e saiba o endereço mais próximo de sua casa.

imagem do author
Colaborador

Andre Batista / Imagens: Cedidas