Seja otimista para si e para os outros
Afinal, o que você determina, crendo, vai acontecer
“Há grandes homens que fazem com que todos se sintam pequenos. Mas o verdadeiro grande homem é aquele que faz com que todos se sintam grandes”, disse certa vez o escritor inglês G. K. Chesterton (1874-1936). Essa afirmação se aplica muito àqueles indivíduos que têm o dom não só de ver o lado bom das situações difíceis, mas de saber mostrá-lo aos outros para inspirá-los, alimentar suas esperanças, incitar-lhes à boa revolta e levá-los à ação.
Não vale a pena ser aquele sujeito que sempre vê o lado ruim de tudo, que apenas enxerga uma seta quando ela aponta para baixo, cujo pessimismo permanente acaba por desanimar também quem o ouve. É claro que é preciso medir as dificuldades de qualquer desafio, mas não é nada saudável deixar que o tamanho delas seja uma barreira tão grande que pareça impossível de ser superada.
Vimos diariamente na Universal testemunhos de homens que viram “o tamanho do seu Deus e não o do seu problema”. Por exemplo, dívidas consideradas impagáveis viraram passado, pois eles se apegaram à força, à sabedoria que só o Espírito Santo pode proporcionar, à Fé, e não só pagaram tudo o que deviam como ainda conquistaram além do que imaginavam.
Porém para dizer palavras positivas é preciso realmente pensar algo positivo para comunicar. A obediência e a justiça promovidas e cumpridas dão seus frutos, como está na promessa do próprio Criador: “Lança o teu cuidado sobre o Senhor e ele te susterá; não permitirá jamais que o justo seja abalado.” (Salmos 55.22).
Sobre conquistas, há um homem na Bíblia que entende muito bem disso. Josué liderou os hebreus na ocupação da Terra Prometida.
Muitos de seu próprio povo duvidavam que Canaã seria um dia sua Israel, pois havia inimigos a vencer, povoados a fundar, recursos a conseguir. No entanto, aquele líder não via obstáculos, mas mostrava como todos eram capazes de realizar a maior empreitada de suas vidas, pois ela havia sido solicitada por Deus, como está escrito em Josué 1.8-9: “Não se aparte da tua boca o livro desta lei; antes medita nele dia e noite, para que tenhas cuidado de fazer conforme a tudo quanto nele está escrito; porque então farás prosperar o teu caminho, e serás bem-sucedido.
Não to mandei eu? Esforça-te, e tem bom ânimo; não temas, nem te espantes; porque o Senhor teu Deus é contigo, por onde quer que andares.”
Não seja, portanto, o homem que diz a um filho, por exemplo, que ficou em recuperação na escola que o ano dele foi perdido. Em vez disso, mostre-lhe como acreditar nele e como ele deve aproveitar a oportunidade. Que tal lhe contar uma grande dificuldade pela qual você (ou outro homem) passou, mas venceu? Exemplos bíblicos não faltam.
Além disso, todos ao seu redor precisam ver uma luz no fim do túnel diante dos problemas e você pode ajudá-los. Se você chegar para eles lhes dizendo palavras amargas e desanimadoras, pode crer que você também vai fazer parte das eventuais derrotas deles – ou até mesmo tê-las causado.
Já que começamos o texto com as palavras de um homem notável, terminemos com as de outro. O pregador norte-americano Billy Graham (1918-2018) mostra que a pessoa que tem Deus sabe buscar nEle o otimismo necessário para superar todos os problemas. E quem se afasta dEle o perde: “quando o homem endurece o coração, Deus continua a falar-lhe, mas ele não pode ouvir”.