Valorize a convivência familiar
Use com inteligência e Fé os momentos com seus entes queridos e também saiba preservar a saúde mental de todos
No início do ano, na China, muitos casais se separaram depois do convívio diário imposto pela quarentena por causa da pandemia do novo coronavírus. No mesmo período, também não foram poucos os conflitos entre outros parentes confinados juntos – pais, filhos, irmãos, etc. Como conviver bem com os familiares e aproveitar para mudar alguns hábitos em relação a eles?
Essa é uma preocupação da Organização Mundial da Saúde (OMS), pois a instituição não cuida apenas do bem-estar físico, mas também do psicológico e do social. Tendo em vista essa situação, o órgão elaborou uma série de dicas para que o convívio familiar não seja prejudicado e mostra como o fato de todos ficarem juntos fomenta a harmonia e a união, o que faz com que saibam se ajudar tanto nas dificuldades como nas horas felizes.
Esses conselhos e os de outras instituições com a mesma preocupação – do King’s College de Londres, na Inglaterra; da Universidade de Harvard e do Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC), ambos dos Estados Unidos – podem lhe servir, se usadas com inteligência, racionalidade e Fé, não apenas em um determinado período de maior proximidade com seus familiares, mas para a vida toda.
Estabeleça uma rotina
Mesmo que você não esteja trabalhando em regime de home office (teletrabalho), siga um planejamento de horários. Vista-se relativamente bem e confortavelmente, mas evite a tentação de ficar de pijama o dia todo. E respeite a rotina do seu ente querido, pois, dentro de um espaço limitado, é comum que a atividade de um interfira na do outro. Combinem horários e sigam as regras.
Não só Trabalhe
É normal perder a noção da hora ao trabalhar em casa. Estabeleça seu horário, um “expediente”, e, assim que ele terminar, volte sua atenção aos seus familiares.
Todos cuidam da casa
Inclua cada membro da família na realização dos afazeres domésticos, mesmo os mais simples, para que sintam sua cota de responsabilidade e a gratificação com o resultado do bem-estar geral. Não deixe o trabalho de casa a cargo de uma empregada doméstica ou diarista. Cada um deve fazer a parte que lhe cabe.
Conheça mais o outro
É comum ter mais afinidade com alguns familiares do que com outros. Conviver mais com cada um deles é uma chance de conhecê-los melhor e dar a eles a possibilidade de conhecê-lo. Ofereça auxílio a eles em suas atividades após o término das suas.
Momentos em família
No período de rotina tradicional, os horários de todos costumavam se desencontrar. Agora, se todos estão em casa, possivelmente podem fazer as refeições juntos. Aproveite esses momentos para interagir. Crie outras situações, como verem juntos após o jantar fotos ou vídeos de família, participar de jogos de tabuleiro ou assistirem a um filme – e não que cada um fique com o rosto numa tela de celular e em cômodos separados.
Movimentem-se
Se onde vocês moram houver espaços abertos protegidos, como quintais ou terraços, aproveite-os em família. Brinque com as crianças, cuide das plantas, faça exercícios e passeie e brinque com os animais de estimação.
Informe as crianças
Converse com elas, de um jeito simples e compreensível, sobre a situação vivida no mundo nos últimos tempos e passe a elas a noção de que cada uma também está fazendo a sua parte para ajudar a melhorar a situação de todos. Isso lhes mostrará prioridades. Baseie-se somente em informações oficiais e confiáveis e não dê ouvidos a fake news (notícias falsas).
Lembre-se dos de fora
Interaja pela internet e por telefone com parentes e amigos que moram em outros lugares. As crianças também sentirão falta dos amiguinhos. Ponha-os em contato com eles também. Se você mora sozinho, esse contato é ainda mais importante.
Foco no agora
Não faça planos de longo prazo, levando a mente para fora como se a casa fosse uma prisão. Assim, todos podem dar mais valor ao cotidiano e ao lar, aproveitando-os ao máximo. Alguns descobrirão prazeres em estar em casa que nunca perceberiam antes.
Muitos reclamam que nunca dispõem de tempo para conviver com a família. Então, agora é a hora de aproveitar os momentos com qualidade. É normal que se atrapalhem no início – afinal, a boa convivência é um desafio, mas, se praticá-la, você verá uma grande mudança em sua família.