Universal promove doação de sangue em Maputo
Bancos de sangue estavam com baixa reserva e receberam mais de duas centenas de bolsas
A Igreja Universal mobilizou, no dia 25 de abril, data em que se comemora o Dia Mundial da Luta contra a Malária, centenas de membros para doar sangue e ajudar na manutenção do estoque nos bancos de sangue dos hospitais da cidade de Maputo, capital de Moçambique.
As doações foram feitas no Cenáculo Maior e a realização delas só foi possível graças à intervenção da Universal, cujos membros atenderam ao apelo feito pelos bancos de sangue locais. A ação envolveu jovens, membros, pastores e missionárias da Universal e foram coletadas mais de duas centenas de bolsas de sangue.
Alaor Passos, Bispo responsável pelo trabalho evangelístico em Moçambique, disse que o principal objetivo das doações é salvar vidas e que o problema não é somente o novo coronavírus, mas a existência de outras doenças, como a malária. “Nós não temos medo porque sabemos que se obedecermos corretamente às regras podemos ajudar outras pessoas. Mais bem-aventurado é aquele que dá do que o que recebe”, disse. “O nosso maior prazer é dar. Por essa razão estamos abertos para estender a doação de sangue para todo o país e continuarmos com a doação de alimentos neste momento em que muitas pessoas sofrem”, completou o Bispo.
Para Mouzinho Saide, diretor do Hospital Central de Maputo, esta ação mostra a liderança da Igreja no país e como a Universal tem mostrado a preocupação e o amor que tem pelo próximo. “O número de pessoas que está aqui é elevado e também vimos uma organização muito boa. Foi respeitado o distanciamento social, o uso de máscaras e as recomendações do governo foram seguidas.”
Para Sara Salimo, diretora do Serviço Nacional de Sangue (Senasa), a doação surge no momento que o banco de sangue contava com apenas 100 unidades para suprir oito hospitais. “O ideal é que tenhamos no mínimo 300 unidades de reserva para conseguir atender os hospitais em tempo real. Aproveito para agradecer à iniciativa da Universal e que a Igreja continue a ser nossa parceira nas doações porque os doentes e as doenças continuam nos hospitais.”
Cada vez que há necessidade de aumentar o estoque de sangue, a Universal faz questão de mobilizar os obreiros, pastores e membros para suprir esta demanda. Muitos fiéis que doaram sangue foram unânimes em afirmar que esta é uma forma de demonstrar amor ao próximo.
*Com informações da Universal de Maputo