52 decisões certas de Neemias – 23ª semana
Não desvie o foco do seu objetivo
“E estava com ele Tobias, o amonita, e disse: Ainda que edifiquem, contudo, vindo uma raposa, derrubará facilmente o seu muro de pedra. Ouve, ó nosso Deus, que somos tão desprezados, e torna o seu opróbrio sobre a sua cabeça, e dá-os por presa, na terra do cativeiro. E não cubras a sua iniquidade, e não se risque de diante de ti o seu pecado, pois que te irritaram na presença dos edificadores.” Neemias 4.3-5
Os inimigos do povo de Deus estavam incomodados com a reconstrução das muralhas de Jerusalém, porque sabiam que a partir daí os judeus seriam bem-sucedidos e poderiam, finalmente, sacrificar ao Deus de Israel.
Por isso, tentavam de todas as formas desestabilizá-los com palavras negativas. Contudo, Neemias sabia muito bem da intenção deles e não se deixou contaminar. Em vez isso, levou aquela afronta até Deus, porque era a Ele que estavam afrontando.
Portanto, se você está sentindo a dor do desprezo, do desemprego, da falta de clientes, de ter que demitir funcionários; se você, a exemplo de Neemias, está se sentindo desprezado pelo governo, pela sociedade: saiba que Deus não despreza ninguém.
Leia também:
22ª semana – 52 decisões certas de Neemias
21ª semana – 52 decisões certas de Neemias
Sobre o assunto, o Bispo Júlio Freitas explica que Neemias não estava desejando o mal para os inimigos, mas, sim, pedindo justiça. Não era justo ele estar se esforçando, se sacrificando para fazer o certo, enquanto os inimigos tentavam minar a sua fé e fazer o povo desistir.
Mas nem Neemias e nem o povo desistiram. Assim, também, você jamais deve desistir do foco que Deus lhe deu. “Não guarde nada no seu íntimo que venha comprometer a sua fé. Guarde o seu coração, guarde o sonho que Deus lhe deu e alimente a revolta contra tudo aquilo que não provém de Deus. Permaneça firme na sua fé, no seu propósito, porque quem se levantar contra você estará se levantando contra o próprio Deus. Guarde isso e seja bem-sucedido na reconstrução da sua vida e na realização dos seus sonhos”, aconselha o Bispo.
Acompanhe abaixo o vídeo da 23ª semana: