Como manter o equilíbrio dentro de casa com os filhos

Responsável do projeto Escola de Mães deu dicas para estabelecer ordem e montar uma rotina durante a quarentena

Imagem de capa - Como manter o equilíbrio dentro de casa com os filhos

A pandemia, em decorrência do novo coronavírus, está afetando todo mundo: crianças e adultos, pais e filhos. Mesmo com o afrouxamento gradual das medidas da quarentena, em diversos locais no Brasil, as escolas ainda não abriram as portas e as crianças permanecem em casa em tempo integral. Então, como os pais podem agir para manter o equilíbrio dentro de casa com os filhos? Esse foi o tema abordado pela live da Escola de Mães, transmitida em 14 de junho.

As famílias enfrentam um novo cenário dentro de casa com o desafio da intensa convivência, diária e em tempo integral. A responsável pelo projeto Neia Dutra explicou que tantas alterações repentinas na rotina, a sensação de descontrole da situação e a insegurança, que o período atual traz com a pandemia, causam ansiedade e angústia. “É natural que você sinta essas emoções. Contudo, não é natural viver à base delas e se entregar a elas”, comentou.

Ainda segundo Neia, mesmo sem conseguir controlar as coisas externas, é possível se sentir no controle das ações e daquilo que está ao nosso alcance, por exemplo, a nossa casa.

A rotina traz ordem

É importante para toda pessoa ter as coisas minimamente sob controle e bem organizadas. Mas, como conseguir isso? Segundo Neia Dutra, a rotina traz ordem. “Ela é importante também para organizar mentalmente as coisas, dando uma sensação de tranquilidade e alívio, equilíbrio e segurança”, disse.

A adesão a uma rotina traz benefícios não somente aos adultos, mas às crianças também. Pois, reduz os conflitos e a ansiedade, fatores que podem prejudicar o desenvolvimento emocional delas em longo prazo, caso não sejam bem administrados diante da pandemia. Confira dicas elaboradas pela Escola de Mães para montar uma rotina em casa, nesse momento.

5 dicas

1. Mesmo sem ir à escola, acorde as crianças no mesmo horário (ou horário próximo), trocando o pijama por outra roupa e praticando algumas horas de estudo sem qualquer aparelho de comunicação como TV ou celular ligados. Então, só depois elas poderão ficar livres para o lazer;

2. Como as necessidades da casa e os afazeres seguem a todo vapor, e não é possível brincar com os filhos o tempo todo, traga-os para participarem das tarefas domésticas. Porém, sem expectativas ou exigências de que farão de maneira perfeita. Deixe que as crianças lavem a louça ou reguem uma planta. Sempre parabenizando pela execução do trabalho, não pelo resultado. A criança se sentirá orgulhosa por ter contribuído. E se precisar refazer, não deixe que ela perceba;

3. Não se preocupe em manter os filhos o tempo todo ocupados ou alegres. Lembre-se: você não é recreador(a) profissional. As crianças também precisam de um tempo de ócio e, por isso, não se sinta obrigado(a) a encontrar tarefas para elas o tempo todo. Caso, se queixem por não ter o que fazer, delegue a elas a responsabilidade de procurar uma atividade. Isso também já é uma tarefa;

4. Não queira controlar o incontrolável. Enquanto seus filhos estiverem confinados em casa, não há possibilidade de você ter a casa impecavelmente limpa e organizada. Esse seu desejo só vai gerar estresse e desavenças entre você e sua família. Reduza a cobrança consigo e com os outros também. Seja menos exigente. Lembre-se que isso também passará;

5. Não se deve ficar o dia todo absorvendo notícias ruins, que chegam pelos diversos meios de comunicação. Isso só fará aumentar a angústia, insegurança e gerar medo. Procure dedicar tempo para ler e ouvir mensagens edificantes, a Bíblia por exemplo. Isso elevará a fé e confiança, e também ajudará os filhos.

Acompanhe abaixo na íntegra como foi a aula:

 

Ver essa foto no Instagram

 

Uma publicação compartilhada por Escola De Mães Oficial (@escolademaesoficial) em

Conheça a Escola de Mães

O projeto tem como finalidade levar às famílias ensinamentos no âmbito do relacionamento familiar, onde é abordado temas sobre as melhores práticas para conviver, educar e orientar os filhos. Para saber mais, acesse o site oficial do grupo.

Ademais, a Escola de Mães também criou uma cartilha para proporcionar momentos de descontração e união entre a família. O material é interativo e composto por dicas de brincadeiras, artesanatos, culinária e links que direcionam a vídeos com desenhos cristãos. Clique aqui para acessar.

imagem do author
Colaborador

Michele Roza / Fotos: Getty Images