Mãe desempregada mantém filho na escola com Projeto Nova Canaã
Doméstica sobrevive graças ao auxílio do projeto, do Bolsa-Família e de ajuda de amigos; Nova Canaã dá apoio a famílias no sertão nordestino
A vida mudou para todos com a pandemia do novo coronavírus. Mas, para quem está desempregado, a situação pode ser ainda mais complicada. É o caso da doméstica Ana Lúcia Cruz de Freitas, de 49 anos, que mora no sertão nordestino com o filho Breno, de 6 anos.
Ela estava trabalhando em casa de família, mas a situação financeira de sua patroa ficou difícil e ela foi dispensada. Hoje, Ana Lúcia sobrevive com o auxílio do Bolsa-Família, que lhe rende uma quantia mensal de R$ 240,00, e com a ajuda que os amigos oferecem. Além disso, Ana Lúcia conta com o apoio do Projeto Nova Canaã, que atua ajudando famílias em situação de vulnerabilidade social.
Há dois anos, o filho de Ana, Breno, estuda numa das escolas mantidas pela Nova Canaã e recebe não apenas educação, mas apoio social e também alimentício.
“Nós vivemos numa casa de herança da família, mas são muitos donos, então é complicado. No momento eu estou parada, esperando aparecer algum trabalho”, diz Ana Lúcia.
Com a pandemia de covid-19, a doméstica viu-se com dificuldades para encontrar até os bicos e trabalhos esporádicos que realizava, por isso o apoio dos amigos, o auxílio do governo e do Projeto Nova Canaã são fundamentais para o sustento dela e de seu filho. “A Canaã é um ponto de apoio para as crianças, que ficam lá em tempo integral, é uma ajuda até para a gente trabalhar”.
SOS Famílias do Sertão
Além de prestar auxílio às famílias em situação de vulnerabilidade, no início deste mês o Projeto Nova Canaã lançou a ação SOS Famílias do Sertão. A campanha pretende estender a ajuda social promovida para famílias do sertão nordestino, especialmente aquelas que estão passando por dificuldades por conta da crise causada pela covid-19.
A meta é ajudar mais de 500 famílias carentes. Clique aqui para fazer sua doação.