Você precisa aprender a avaliar os frutos
Confira esta lição valiosa que podemos aprender com o Senhor Jesus
Certa vez, o Senhor Jesus disse: “Assim, toda a árvore boa produz bons frutos, e toda a árvore má produz frutos maus. Não pode a árvore boa dar maus frutos; nem a árvore má dar frutos bons. Toda a árvore que não dá bom fruto corta-se e lança-se no fogo. Portanto, pelos seus frutos os conhecereis.” Mateus 7:17-20
Sobre esta passagem bíblica, o Bispo Renato Cardoso, explicou, durante a programação “Inteligência e fé“, do dia 20 de julho: “Aqui, o Senhor Jesus está dando a dica para que nós venhamos aprender a detectar quem é quem. Ele disse que nós não devemos olhar para a árvore, mas, sim, para o fruto. Todo agricultor entende bem disso. Por mais que uma árvore aparente ser bonita, o valor dela – além de prover sombra – está na qualidade dos seus frutos. Então, não se julga uma árvore pela aparência. A prova da saúde de uma árvore está no tipo de fruto que ela produz. Jesus está nos ensinando a aplicar este mesmo conhecimento às pessoas. Como nós somos facilmente levados pelos olhos, Jesus está alertando que nós não devemos olhar para a aparência das pessoas. Mas devemos procurar quais são seus frutos. Porque, os frutos não enganam, eles são resultado do que está dentro da árvore. Assim, os frutos da vida de uma pessoa são resultado do que, realmente, está dentro dela”.
As aparências enganam
Em seguida, o Bispo apontou que os frutos não aparecem imediatamente, é necessário um tempo até que eles apareçam. Da mesma maneira, acontece com as pessoas, só é possível observar a qualidade da fé delas com o tempo.
É por este motivo que muitas pessoas se frustram em relacionamentos amorosos, por exemplo. Porque, elas se entregam para uma pessoa de imediato. Então, começam a aparecer os problemas. Semelhantemente, há pessoas que caem em esquemas financeiros, na busca por um retorno rápido. Ou, então, avaliam um pastor por meio dos milagres, da multidão que o segue, entre outros fatores externos que podem enganar.
Igualmente, a pessoa precisa fazer uma autoavaliação sobre a sua condição espiritual. Porque, há pessoas que acreditam ser cristãs, mas vivem em uma vida de erros, na mentira, no roubo, no adultério, na pornografia, entre outros males.
“Então, o Senhor Jesus disse bem claro que pelos frutos conheceremos. Nós temos de aprender a olhar e procurar pelos frutos, pois, eles não mentem. Em Jeremias, capítulo 17, diz que a árvore que estende as raízes para as águas, ela dá fruto o ano todo. Ela resiste às intempéries. Quando a pessoa é plantada por Deus, então, ela passa pelos desertos, pelas perseguições. Ela não é mudada pelas circunstâncias externas. É um fruto bom, um fruto que permanece”, concluiu o Bispo Renato.
Então, questione-se: quais são os seus frutos? E a quem você tem dado ouvidos?
Escola da Fé Inteligente
Participe nesta quarta-feira, dia 22 de julho, da Escola da Fé Inteligente. Neste encontro especial, você aprende lições valiosas para alcançar o Reino dos Céus e compreender a mensagem da Bíblia. É possível participar no Templo de Salomão, às 10h, 15h e às 20h, ou em uma Universal mais próxima de sua casa (consulte o endereço aqui).