Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) abre as inscrições pela internet

Estudantes têm até 31 de julho para participar do processo seletivo pelo site. Resultado será divulgado em 4 de agosto

Imagem de capa - Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) abre as inscrições pela internet

As inscrições para o Fies (Fundo de Financiamento Estudantil) pela internet estão abertas até o dia 31 de julho. Estudantes interessados podem participar do processo seletivo pelo site. O resultado será divulgado no dia 4 de agosto. Nesse ínterim, inicia-se o período para complementação da inscrição dos pré-selecionados – que irá se estender até 6 de agosto.

O Ministério da Educação (MEC) alterou o calendário do Fies por conta da pandemia do novo coronavírus. Além disso, houve também um novo adiamento devido à inconsistência no processamento da distribuição das vagas ofertadas pelas instituições de ensino superior.

Quem pode se inscrever

Pode se inscrever no Fies o estudante que tenha participado do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), a partir da edição de 2010. Ademais, o candidato deve ter alcançado média das notas nas provas igual ou superior a 450 pontos. O interessado não pode ter zerado a redação e deve ter renda familiar mensal bruta, por pessoa, de até três salários mínimos.

O Fies concede financiamento aos estudantes em cursos superiores não gratuitos em instituições de educação superior particulares que participam do programa.

Para quem já tem o Fies

Em maio desse ano, o Governo Federal publicou resolução permitindo a suspensão de parcelas do Fies durante estado de calamidade pública, provocada pela pandemia da COVID-19.

A resolução permite suspensão de duas parcelas para contratos em fase de utilização ou carência e quatro parcelas para aqueles em fase de amortização.

A saber, o estudante que quiser pedir a suspensão deve entrar em contato com o agente financeiro que administra o seu Fies. O prazo finda em 31 de dezembro deste ano.

imagem do author
Colaborador

Redação / Foto: Getty Images