“Meu namorado preferiu defender as amigas dele a me apoiar”

Imagem de capa - “Meu namorado preferiu defender as amigas  dele a me apoiar”

A aluna Maria Paula namora e diz que, durante uma discussão com as amigas do namorado, ele não a defendeu. Após o episódio, os dois ficaram duas semanas sem conversar. Agora, ela pede ajuda a Renato e Cristiane Cardoso para saber como fazer o relacionamento dar certo e ser feliz na área amorosa.

MARIA PAULA – Eu e meu namorado estamos juntos há um ano e quatro meses. Há um mês, aconteceu uma confusão com as amigas dele e elas falaram muitas coisas para mim em um grupo no celular. Só que meu namorado preferiu defendê-las a me apoiar. Depois, ele simplesmente desapareceu por duas semanas. Paramos de conversar. Eu ligava para ele, mas ele não atendia. Chorei e sofri muito. Depois de duas semanas, ele voltou pedindo para reatarmos. Tentamos recomeçar, mas ainda não o perdoei. Tenho muitas mágoas e não consigo confiar nele de novo. O que devo fazer?

RENATO – O fato de você gostar muito de uma pessoa não é suficiente para manter o relacionamento com ela. Outras coisas são necessárias. Você disse que não há respeito, então, só isso já faz com que seja impossível manter o relacionamento. Existem coisas básicas para manter um relacionamento e uma delas é o respeito. Se ele não a respeita, não adianta você gostar dele nem ele de você. Em relação ao que aconteceu – ele defender as amigas e não você –, normalmente isso seria errado, pois o certo, como seu namorado, é que ele proteja e cuide de você perante as amigas dele. A exceção é se você fez algo ridículo, errado, como ter xingado, descido o nível, falado o que não deveria, ofendido e humilhado alguém nesse grupo, por exemplo. Aí, como ele poderia ficar do seu lado? Eu não sei o que aconteceu, mas normalmente era para ele ter ficado ao seu lado. Contudo, se você fez algo que mereceu correção, então terá que ser humilde e falar que errou.

CRISTIANE – Não é porque ele é seu namorado que vai defendê-la o tempo todo. Não é porque o Renato é meu marido que vou defendê-lo em tudo. Se ele errar, eu vou falar. Não é só porque eu o amo que vou defendê-lo. Então, você que tem que ver se falou algo errado, reconhecer isso e pedir desculpa. Claro que ele poderia lidar com a situação de forma diferente: não precisava humilhar ali, em público, e poderia falar ou mandar mensagem privada posteriormente. Mas, se ele defendeu as amigas só porque são muito amigas e não deu a mínima para os seus argumentos, ele não agiu certo. Ele foi rude, ficou de mal com você, mostrou um lado ruim e você deve considerar isso. Esse lado ruim vai aparecer mais tarde. Você está em dúvida se volta ou não com ele porque ele mostrou um lado que não lhe traz confiança. Já que estavam namorando, então termine de vez e diga que agora você que não quer. Ele lhe desrespeitou, não lhe valorizou e quer voltar ao que era antes? É preciso levar a sério esses sinais no namoro porque não adianta insistir em um relacionamento que já mostrou que não tem futuro.

RENATO – Seja mais prática e olhe para a frente.

imagem do author
Colaborador

Kaline Tascin / Foto: Getty Images