O que difere uma pessoa carnal de uma espiritual?
A escritora Núbia Siqueira meditou sobre o assunto no episódio 11, de "Sabedoria na prática"
O que é ser uma pessoa carnal ou espiritual? Você já refletiu sobre o tema? No episódio 11, de “Sabedoria na prática“, a escritora Núbia Siqueira falou sobre o assunto.
Primeiramente, vale lembrar que o apóstolo Paulo (saiba mais sobre ele aqui) trouxe essa reflexão quando lamentou a maturidade espiritual dos cristãos em Corinto: “E eu, irmãos, não vos pude falar como a espirituais, mas como a carnais, como a meninos em Cristo.” 1 Coríntios 3:1
Leia também: O que a primeira carta aos coríntios tem a nos ensinar?
Espírito x carne
A Bíblia explica que a carne e o espírito são forças opostas e que elas lutam entre si (Gálatas 5:17). Quando nós conhecemos uma pessoa que ainda não abraçou a fé no Senhor Jesus, fica claro que ela é carnal. Por causa dos frutos: os vícios, o temperamento explosivo, a imoralidade, entre outros sinais. Mas e quando a pessoa está dentro da igreja, como era o caso dos cristãos em Corinto?
“Nós entendemos que na Bíblia existem apenas dois lados. Aqui, mostra que há pessoas que entendem as coisas de Deus e há pessoas que não entendem. Só que quando você olha para o incrédulo, você compreende facilmente. Ele é incrédulo. Ele não entende as vontades de Deus, a respeito da pregação do evangelho. Só que Paulo está falando que no meio da igreja tinha este tipo de pessoa. Então, o espiritual é aquele que exerce bem as faculdades espirituais. Mas, o carnal não. Ele vive de acordo com os seus apetites terrenos, com os apetites da sua carne. Então, só nisso nós já sabemos que vai ter um conflito, porque o que mais gera atrito entre as pessoas são as diferenças”, explica Núbia.
O carnal não compreende o que é espiritual
Assim, a escritora acrescentou que, por haver essa diferença, enquanto o espiritual compreende, absorve e pratica os ensinamentos de Deus, o carnal não consegue “falar no mesmo idioma”. A pessoa que é conduzida por sua natureza quando é apresentada aos assuntos espirituais não consegue interpretá-los.
“Às vezes, você pensa assim: ‘Esta pessoa está de pirraça’. Não, ela é carnal. E ela não vai conseguir atingir o seu pensamento, a sua conclusão a respeito das coisas, as suas tomadas de decisões. Porque ela vive em outro mundo”, apontou Núbia.
Leia também: Qual é o motivo da minha existência?
É preciso crescer espiritualmente
Por causa disso, a pessoa carnal não consegue amadurecer na fé. Ela passa muito tempo dentro da igreja sem ter o novo nascimento.
“O apóstolo Paulo está dizendo: ‘Eu não pude conversar com vocês como eu gostaria, porque vocês estão em um nível que se eu falasse estaria jogando pérolas aos porcos’. E lembrando que as oportunidades não são para sempre. Porque Deus não é injusto. Ele vai dar oportunidade para outros. Então, nós precisamos ter essa percepção: ‘Qual é a oportunidade que Deus está me dando? E o que eu tenho feito com essa oportunidade?’. Porque, se eu for carnal (por melhor que seja o ensino, por maior que seja a oportunidade), eu vou jogar isso fora”, concluiu Núbia.
Leia também: O que a Bíblia revela sobre a sua alma?
Busque a Deus em quanto há tempo
Portanto, não perca a oportunidade que Deus está lhe dando de se arrepender. Se você percebe que, ao longo do tempo, não ocorreu esse amadurecimento em sua fé, faça uma oração sincera e conte para o Senhor Jesus o que está acontecendo. Participe também dos encontros que ocorrem no Templo de Salomão ou em uma Universal mais próxima.
Clique aqui e confira na íntegra o episódio 11, de “Sabedoria na prática”.