Semana Brasil: Campanha promete oportunidades e descontos

Iniciativa, que tem o apoio do governo federal, unirá comércio e varejo em busca da retomada da economia. Especialista comenta a importância da medida e faz alertas aos consumidores

Imagem de capa - Semana Brasil: Campanha promete oportunidades e descontos

De 3 a 13 de setembro acontecerá a Semana Brasil, um evento coordenado pelo Instituto para Desenvolvimento do Varejo (IDV), com apoio do governo federal, que proporcionará ofertas especiais aos consumidores. As ações têm o objetivo de unir todo o comércio e o varejo do País para celebrar a retomada dos empregos e da economia com segurança.

A Semana Brasil é uma iniciativa da Secretaria Especial de Comunicação Social do Ministério das Comunicações e está alicerçada em três pilares: colaboração, otimismo e oportunidade. Apesar do mês de setembro ser tradicionalmente de baixo apelo promocional, ele é considerado um importante termômetro de confiança que antecede o último trimestre de cada ano. Além disso, por meio dos preços especiais oferecidos durante o período do evento, espera-se que seja o início de uma retomada robusta da economia nacional.

Ao comentar sobre o evento, o secretário-executivo do Ministério das Comunicações, Fabio Wajngarten, citou que o impacto da Semana Brasil em 2019, da qual mais de 14 mil empresas participaram, indica que ela pode ser ainda mais relevante neste ano. “A Semana em 2020 vai se tornar o ponto de partida de um novo tempo para o comércio, tempo de normalização da relação econômica entre pessoas e empresas. Faremos tudo isso com respeito às normas de segurança sanitária, com empresários e consumidores cientes da importância da manutenção e do fomento das relações comerciais, bem como do cuidado com a saúde do próximo”, afirmou.

Momento exige cautela
À Folha Universal o economista e administrador de empresas Marcelo Guedes destaca a importância da iniciativa, mas deixa um alerta: “o evento que acontece em todo território nacional visa aquecer a indústria e o comércio neste período em que a economia foi muito afetada por causa da pandemia do novo coronavírus. Qualquer estímulo neste sentido é ótimo porque direciona para a geração de empregos, negócios e oportunidades de ganho. Mas é preciso que os consumidores fiquem atentos para não gastar suas reservas com produtos de que não necessitam”.

O especialista reforça que muitos descontos serão vantajosos no período, mas as pessoas precisam ter equilíbrio e atenção. “Nem todos os produtos terão reduções nos valores finais. Então, se você precisa fazer alguma compra, pesquise bem. Caso você não tenha necessidade, aja com inteligência, respeite sua limitação de gastos, se lembre que estamos em momento de poupar e não de gastar de maneira desenfreada. Por não pensar antes de consumir, muitas pessoas se endividam. Então, só participe da Semana Brasil se você realmente tiver necessidade e o faça de forma consciente”, conclui o economista.

imagem do author
Colaborador

Ana Carolina Cury / Foto: Getty Images