“Meu marido me deixou para ficar com a amante”

Imagem de capa - “Meu marido me deixou para ficar com a amante”

Durante o programa Escola do Amor Responde, uma aluna entrou em contato com os professores Renato e Cristiane Cardoso para contar que estava se sentindo destruída. Ela disse que descobriu que o marido, com quem foi casada por 23 anos, arrumou uma amante que tem perturbado a vida da família, inclusive a dos filhos. Por isso, a aluna pede ajuda. O casal aconselhou quanto ao que deve ser feito diante dessa situação.

ALUNA – Estou destruída internamente porque meu marido me deixou para ficar com a amante. Ela liga na minha casa, perturba a minha família e os meus filhos. Só que ele não acredita que isso esteja ocorrendo. Estou destruída porque depois de 23 anos juntos ele decidiu que nosso casamento acabou. Eu não aceito esta situação e preciso de ajuda. Quero meu marido de volta, pois eu o amo.

RENATO – Aluna, preste atenção: você ama seu marido, sua família e o quer de volta, mas, para que isso aconteça, será preciso cumprir algumas etapas. A primeira coisa é você ter a si mesma de volta, pois você se perdeu dentro desse casamento. Está nele há 23 anos, lidando com a amante do seu marido, discutindo com ela e tentando convencê-lo que isso não é aceitável e ele insiste no mesmo comportamento. Agora ele decidiu que quer ficar com a amante. Então, você se perdeu dentro desse relacionamento. Você não consegue se respeitar mais. Se ainda tivesse forças, respeito próprio e dignidade, jamais teria permitido que essa situação chegasse até aqui. Eu não estou dizendo que a culpa seja sua, pois você sofreu abusos e ainda está sofrendo e isso foi roubando você de si mesma. Tanto é verdade que você quer seu marido de volta, apesar dele traí-la, tratá-la mal e humilhá-la diante dos seus filhos. Veja como seu valor está diminuído. Então, o que você precisa fazer agora não é se preocupar com o seu marido, mas consigo mesma. Este é o primeiro passo para que um dia consiga restaurar seu casamento ou reconstruir sua família com outra pessoa – mas isso será em outra fase. Agora é tempo de você se reencontrar consigo mesma

CRISTIANE – É incrível como as pessoas pensam que têm que salvar o casamento e outras pessoas dos erros delas mesmas. Você precisa se salvar primeiro, pois está chorando, deprimida e desesperada porque seu marido a deixou por outra mulher e ela vive lhe atormentando. Você vive humilhação em cima de humilhação e ainda acha que precisa fazer alguma coisa para salvar seu marido dessa situação. É isso que você quer de volta? Se o seu marido largar a amante dele agora e voltar para você, você vai querer? Esse homem a traiu, a humilhou, a rejeitou e você quer que ele volte para a sua vida como se nada tivesse acontecido? Primeiramente, você tem que focar em você, aprender a se valorizar como mulher, a ser forte para você e para seus filhos para depois poder receber seu marido de volta, caso ele queira – provavelmente, esse dia virá. A amante dele já mostrou pela forma que a trata que não é digna de casamento. Ela a maltrata e já tirou seu marido de você. Então, esse relacionamento tem data de validade, mas, no dia que ele quiser voltar, é preciso que você estabeleça condições. Não volte como se nada tivesse acontecido. Diga a ele que você não é uma mulher que ficará chorando atrás dele. Nós vemos muitas pessoas sofrendo abusos e achando que isso é amor, que devem lutar pelo amor e que não podem perder o casamento. Não querem perder, mas o casamento já está perdido.

RENATO – Você não perdeu o casamento, você se perdeu. Se você perdeu a si mesma, como vai salvar seu casamento¹? É como alguém que está se afogando e quer salvar outra pessoa. Não tem como fazer isso. Então, aluna, você é uma mulher que se anulou, que sofreu abusos emocionais por anos a fio e que agora nem sabe quem verdadeiramente é nem o valor que tem. Coloque o mesmo pequeno valor neste homem que a trata dessa forma. É hora de parar de olhar para ele e começar a procurar a si mesma.

imagem do author
Colaborador

Kaline Tascin / Foto: Getty images