Ego: você precisa saber lidar com este vilão
Confira esta meditação do Bispo Renato Cardoso sobre o tema
Certa vez, alguns discípulos de João Batista foram até ele com o intuito de inflamá-lo contra o Senhor Jesus. Entretanto, Batista voltou-se para eles e disse: “É necessário que Ele cresça e que eu diminua.” João 3:30
O problema do ego
Essa mensagem de Batista nos faz refletir sobre o problema do ego humano. Por causa do ego, a pessoa tem dificuldade de abandonar a própria vontade para seguir os mandamentos de Deus. Porque, na verdade, ela ama mais a si mesma do que ao Altíssimo. Ela prefere se satisfazer do que agradar a Deus. Então, como uma pessoa pode diminuir para que o Senhor cresça nela?
“Quando Batista falou em diminuir, ele não estava falando que nós não podemos ter sucesso. Diminuir não quer dizer que eu tenho que me tornar um zero à esquerda ou que eu não posso fazer nada de grande que venha chamar atenção. Não era isso o que ele queria dizer. Eu creio que João Batista estava se referindo a um dos grandes problemas do ser humano que se chama ‘ego’. O ego é você no centro, é você como o sol e tudo rodando ao seu redor. O ego é aquela necessidade que você tem de se achar melhor do que os outros, de estar sempre acima dos outros, de ter a atenção dos outros, de estar ‘certo’ sempre. Esse ego é quando você coloca a sua vontade na frente de tudo e de todos”, explicou o Bispo Renato Cardoso, durante a programação “Inteligência e fé“, do dia 25 de agosto.
O ego vem acompanhado do orgulho
Assim, o Bispo Renato acrescentou que este é o motivo pelo qual ocorrem muitos problemas de relacionamento. Porque, a pessoa que é egoísta quer ter sempre a razão. Desse modo, o ego vem acompanhado também do orgulho, que é quando a pessoa não reconhece que errou e que precisa mudar de comportamento.
“A pessoa fica preocupada com a imagem dela. Para a pessoa que não quer diminuir, a imagem dela é tudo. Você pode ver que quando há um escândalo envolvendo o nome de uma pessoa, ela some, algumas até se suicidam. Porque não conseguem lidar com a reputação manchada, em vez de admitir o erro. Se você errou, saiba que todo mundo erra, faça melhor da próxima vez”, orientou.
Por fim, o Bispo observou que o ego impede o crescimento do Senhor Jesus dentro de uma pessoa. Portanto, ele precisa ser vencido para que seja possível atingir a maturidade espiritual.
Se você reconhece que o seu ego tem dominado a sua vida, reflita sobre como você pode mudar. Faça uma oração sincera ao Senhor Jesus e busque por orientação espiritual no Templo de Salomão ou em uma Universal mais próxima (consulte o endereço aqui).