Maria Madalena: de pecadora a discípula

A novela Jesus, da Record TV, traz a história de uma personagem que tem muito a nos ensinar

Imagem de capa - Maria Madalena: de pecadora a discípula

A novela Jesus, exibida pela Record TV, traz em seu enredo a história de Maria Madalena, interpretada pela atriz Day Mesquita. A trama mostra que ela era uma judia helenizada, viúva de um romano, que retorna para Jerusalém e se envolve amorosamente com o centurião Petronius, vivido pelo ator Fernando Pavão.

Apesar de muitas pessoas acreditarem que Madalena era uma prostituta, as Escrituras Sagradas não comprovam essa versão. De fato, ela era uma mulher com perturbações internas. Quando estava possuída por espíritos malignos, ninguém conseguia enfrentá-la, mas, quando estava sóbria, era uma mulher boa e seus amigos gostavam de ficar próximos a ela.

A libertação
Somente o Senhor Jesus era capaz de livrar Madalena dos seus problemas espirituais. E isso aconteceu, conforme está descrito na Bíblia, em Lucas 8.1-2: “Aconteceu, depois disto, que andava Jesus de cidade em cidade e de aldeia em aldeia, pregando e anunciando o evangelho do reino de Deus, e os doze iam com ele, e algumas mulheres que haviam sido curadas de espíritos malignos e de enfermidades: Maria, chamada Madalena, da qual saíram sete demônios.”

Quando Madalena se liberta daquela possessão, ela sente o desejo de se tornar discípula do Senhor Jesus. Então, ela passa a servi-Lo com toda a sua devoção. Essa mulher, outrora aprisionada por satanás, abandona toda a vida que tinha para seguir fielmente o Messias durante três anos. Em seguida, acompanha Seu julgamento e Sua condenação e testemunha Sua morte na cruz e Sua ressurreição.

O Evangelho de Mateus, capítulo 28, mostra quando Madalena e Maria – a mãe de Jesus – vão até o sepulcro e encontram um anjo que diz a elas que o Messias não estava mais ali e que havia ressuscitado. Rapidamente, elas vão dar as boas-novas às pessoas, mas Jesus surge para elas, como está escrito em Mateus 28.9: “… eis que Jesus lhes sai ao encontro, dizendo: Eu vos saúdo. E elas, chegando, abraçaram os Seus pés, e O adoraram.”

O que a entrega faz
Assim como aconteceu com Madalena, ocorre também com as pessoas que se entregam verdadeiramente a Jesus. Quando elas tomam essa decisão, ficam livres de todos os males que as afligem e se tornam discípulas fiéis do Senhor Jesus, ajudando-O a ganhar almas para o Reino de Deus.

Ela decidiu servir
Essa história lembra a da jovem Carolina Benedita da Silva, (foto abaixo) de 18 anos. Aos 11 anos, ela já sofria com crises de ansiedade. Na adolescência, se descontrolava facilmente e chorava o tempo todo, a ponto de permanecer trancada no quarto.

Aos 15 anos, Carolina começou a consumir bebidas alcoólicas e maconha e a se envolver amorosamente com meninas. Naquela época, seu pai também entrou para o mundo das drogas.

Carolina já conhecia o trabalho da Universal e sabia que somente Deus poderia libertá-la daqueles problemas. “Em uma noite, deitada e chorando muito, pedi para que Deus me desse uma chance. Então recebi um convite para ir à Igreja. Fui descrente, mas, quando entrei no culto, senti que o mundo que eu conhecia não tinha mais o mesmo brilho que eu via antes.”

Frequentando as reuniões, Carolina se libertou das crises. Ela conta por que passou a sentir o desejo de ser uma mensageira de Cristo para as pessoas: “me batizei nas águas e, depois de um tempo, tive meu encontro com Deus. Recebi o Espírito Santo e sigo firme ajudando outras pessoas, pois é impossível não retribuir o que Senhor fez na minha vida”, conclui.

Portanto façamos como Carolina e como a personagem bíblica Maria Madalena: busquemos a Deus para nos libertarmos dos problemas, mas, principalmente, O seguirmos por toda a nossa vida como reconhecimento por tudo o que Ele nos fez, faz e ainda vai fazer.

imagem do author
Colaborador

Maiara Máximo / Fotos: Reprodução