52 decisões certas de Neemias – 39ª semana

Cuidado com os falsos irmãos. Mantenha-se em guarda

Imagem de capa - 52 decisões certas de Neemias – 39ª semana

Acabou-se, pois, o muro aos vinte e cinco do mês de Elul; em cinquenta e dois dias. Neemias 6:15

O Bispo Júlio Freitas explica que o mês de Elul é entre os meses de agosto e setembro, que é quando se inicia o ano no calendário judaico. Foi justamente nesse período que se deu a conclusão dos muros.

“Iniciar é fácil, concluir que é difícil. Muitas pessoas que iniciaram bem esse ano estão agora vergonhosamente acomodados, outras estão intimidados diante da pandemia, das perseguições, das injustiças, dos problemas que não foram resolvidos”, observa o Bispo Júlio.

Contudo ele destaca que a fé bíblica, a fé inteligente, nos foi dada muito mais do que para a resolução de problemas ou realização de sonhos, mas para a nossa Salvação.  Obviamente, como consequência dela superamos problemas e alcançamos objetivos. Portanto, devemos sacrificar e perseverar pela realização dos sonhos que Deus nos deu para que Ele seja glorificado, para que Ele fique em evidência.

Os nossos inimigos têm de reconhecer Deus em nossa vida

“Neemias sofreu nesses 52 dias o que não sofreu em décadas. Talvez você esteja passando por momentos difíceis, mas isso não lhe dá o direito de desistir, de duvidar, murmurar, baixar a guarda, jogar a toalha”, alerta.

E sucedeu que, ouvindo-o todos os nossos inimigos, todos os povos que havia em redor de nós temeram, e abateram-se muito a seus próprios olhos; porque reconheceram que o nosso Deus fizera esta obra. Neemias 6:16

Quando os inimigos de Israel viram que a obra havia sido concluída reconheceram que o Deus de Israel fizera aquilo. Daí a razão pela qual há tanta oposição, tanta perseguição, porque tudo para aqueles que são da fé tudo é tão difícil, porque o diabo sabe que a reconstrução da sua vida, do seu caráter, a sua fé inabalável, a sua vida exemplar, glorificará a Deus e fará com que as pessoas reconheçam e fiquem desmotivados em continuar lhe perseguindo e tentando lhe fazer duvidar, e lhe  tirar da fé.

“As pessoas têm que reconhecer que essa obra no seu caráter, na sua saúde, no seu casamento, na sua família, na sua vida profissional foi feita por Deus e não por homens”, destaca o Bispo.

Cuidados com os falsos irmãos

Também naqueles dias alguns nobres de Judá escreveram muitas cartas que iam para Tobias; e as cartas de Tobias vinham para eles. Porque muitos em Judá lhe eram ajuramentados, porque era genro de Secanias filho de Ará; e seu filho Joanã se casara com a filha de Mesulão, filho de Berequias. Neemias 6:17,18

Mesmo depois de tudo que eles haviam enfrentado ainda tinha entre os judeus e que se diziam amigos e irmãos na fé de Neemias, que ainda mantinham amizade com Tobias, um inimigo declarado de israel.

“Infelizmente, muitas pessoas se perdem por manter contato com pessoas que que não são da fé. Pessoas corruptas, caídas, que não são dignas da nossa confiança, do nosso tempo e muito menos da nossa amizade”, lamenta o Bispo Júlio.

Também as suas boas ações contavam perante mim, e as minhas palavras transmitiam a ele; portanto Tobias escrevia cartas para me atemorizar. Neemias 6:19

Não se deixe enganar

Esses judeus tentavam convencer Neemias de que Tobias não era uma má pessoa. Então ficavam levando notícias de Tobias para Neemias e vice-versa.

Porém, o Bispo destaca que a raiz que havia em Tobias era de maldade, de malícia, por isso o povo de Deus sofreu o que sofreu.

“Portanto, não se deixe iludir por aqueles que se passam por servos de Deus, quando na verdade de servos não têm nada, porque suas ações provam o contrário”, aconselha o Bispo.

Acompanhe o vídeo da 39ª semana na íntegra:

imagem do author
Colaborador

Jeane Vidal / Foto: Getty Images