Como lidar com os filhos quando eles mentem?
Esse foi o tema abordado recentemente pelo projeto “Escola de Mães – Onde os pais são bem-vindos”, em reunião mensal, realizada no Templo de Salomão, em São Paulo
Mães e pais sempre almejam viver em um lar harmonioso e ter um bom relacionamento com os seus filhos. Uma das bases mais importantes para essa relação familiar é a confiança. Entretanto, uma coisa pode abalar essa estrutura e até mesmo destruir relacionamentos: a mentira. Então, como os pais devem lidar quando descobrem que os filhos estão mentindo para eles?
Esse foi o tema abordado recentemente pelo projeto “Escola de Mães – Onde os pais são bem-vindos”, em reunião mensal, realizada no Templo de Salomão, em São Paulo.
A responsável pelo projeto, Neia Dutra, explica que as “mentiras infantis”, aquelas que surgem a partir dos dois anos, quando as crianças começam a ter a capacidade de organizar os pensamentos, geralmente, se confundem com ideias fantasiosas, por exemplo, culpar uma personagem de desenho pela bagunça do quarto. Mas, a partir dos 6 anos, as crianças já apresentam um pensamento mais estruturado e têm noção de causa e consequência.
Dessa maneira, os filhos já podem usar a mentira como possibilidade de se livrar de um castigo, bronca ou problema. O que pode se refletir até por toda a fase da adolescência, caso eles não tenham confiança em se abrir com os pais e responsáveis.
Por isso, é importante orientar e mostrar confiança nos filhos, desde que mantendo a supervisão e abrindo espaço ao diálogo.
“Uma postura punitiva ou autoritária dos pais, por exemplo, pode favorecer o surgimento de mentiras, a medida que impõe medo no filho de ser castigado duramente ao contar a verdade. Bem como, a falta de diálogo dentro de casa pode criar um ambiente artificial onde se evita falar sobre assuntos como as drogas, mas que podem estar acometendo o adolescente”, explica Neia.
Trazer o filho para perto
A boleira Marcia Azevedo Paixão, de 41 anos, passou por momentos de muita aflição durante a adolescência de um dos seus dois filhos — hoje, o caçula com 20, e o primogênito com 26 anos. Há cerca de 5 anos, quando chegava ao Escola de Mães, o filho mais novo dela estava envolvido com criminalidade e chegou a ser preso.
“Eu era uma mãe muito nervosa. Descontava em meus filhos as minhas frustrações, uma vez que cresci achando que educar era gritar e bater. Acreditava que era suficiente suprir as necessidades físicas deles. O meu filho mais novo era muito rebelde e quanto mais nervosa eu ficava, também mais ele mentia para mim. Então, ele se envolveu com vícios e com o crime. Vivia mais na rua do que em casa e chegou a ser preso. Não foi fácil. No início, eu não sabia como lidar com a situação, fiquei perdida”, conta.
Marcia relata que foi aprendendo a colocar em prática o que aprendia no projeto e agir a sua fé. Primeiro, aprendeu a ser uma mãe de verdade para os seus filhos. E, por meio da sua mudança de atitude e obediência à Palavra, o que parecia impossível aconteceu.
“Percebi que era o momento de trazer meu filho para perto de mim. Deixei de xingar, gritar… Passei a abençoá-lo antes dele sair de casa. Quando chegava no dia seguinte, colocava ele para dormir. Fazia o oposto do que meus olhos mandavam. Ele voltou a se aproximar de mim, passou a me ouvir mais. Saiu do crime. E foi trazendo ele para perto que as mentiras foram acabando. Hoje, a mentira não está mais presente entre nós, ele confia em mim, me considera sua amiga e conversamos sobre tudo”, conclui.
Como lidar com as mentiras
Segundo Neia Dutra, a mentira está ligada à falta de confiança. “Por isso, se os pais percebem que o filho não tem contado a verdade, a primeira coisa que devem fazer é se perguntar ‘por que isso está acontecendo?’. A falta de reconhecimento também é um problema. Por isso, elogiá-lo por atitudes corretas é mais produtivo do que criticar por atitudes erradas”, afirma.
Veja dicas de como lidar com o problema da mentira no relacionamento com os filhos:
1- Evitar castigos e punições: essas atitudes acabam surtindo um efeito contrário, pois, a criança ou o adolescente consideram, nesse momento, que terão que aprimorar a mentira para conseguir fugir de futuros problemas;
2- Não acusar: se sumir alguma coisa e você desconfiar que seu filho pegou, não o acuse. Mas, pergunte o que aconteceu e diga que não há motivos para mentir e que ele pode recorrer a você, a qualquer momento, com a verdade;
3- Mostrar as consequências: esclareça ao seu filho que as consequências da mentira podem recair sobre ele mesmo.
Projeto Escola de Mães
Quer saber mais sobre como lidar com as questões inerentes ao relacionamento entre pais e filhos? Conheça o projeto Escola de Mães – Onde os pais são bem-vindos. O projeto tem como finalidade levar ensinamentos no âmbito do relacionamento familiar, onde é abordado temas sobre as melhores práticas para conviver, educar e orientar os filhos.
Mensalmente, ao final de cada aula, uma atividade é indicada para ser desenvolvidas em casa. É o “PRATICANDO” que você pode conferir aqui. Você pode acompanhar um conteúdo exclusivo pelo Univer Vídeo ou Instagram oficial do projeto.