Dicas para eliminar as situações que tiram a paz do casamento
Confira o que o Bispo Renato Cardoso e sua esposa, Cristiane Cardoso, falaram especialmente em mensagem para os casais, no domingo último, no Templo de Salomão
Em mensagem aos casais, no domingo último (11), no Templo de Salomão, o Bispo Renato Cardoso e sua esposa, Cristiane Cardoso, falaram sobre o lugar onde todos devem ter paz e como fazer para conseguir estabelecer isso no relacionamento.
“Se há um lugar onde temos que ter paz é dentro do casamento. A gente pode enfrentar guerras lá fora, mas quando chega em casa quer descansar (…) e dizer: ‘estou enfrentando uma inferno lá fora, mas em casa é o meu abrigo, o meu castelo forte; é onde eu me revigoro, me animo e me fortaleço para voltar’. E, no dia seguinte continuar as guerras e vencê-las”, afirmou o Bispo.
Quando uma pessoa passa a enxergar o seu casamento como um lugar onde precisa proteger a sua paz, um lugar de sossego, ela começa a entender que tem que fazer guerra, não um contra o outro, mas eliminar tudo aquilo que tira a paz do casal. Por exemplo, coisas que roubam a paz de uma pessoa de maneira muito sutil como comportamentos, palavras, intenções.
O Bispo contou um exemplo do que tirou a paz de seu casamento durante 12 anos e como combateu isso.
“Depois do primeiro ano de casamento, a Cristiane começou a manifestar uma insegurança e um pensamento que poderia ser trocada por outra. Então, qualquer movimento da minha parte com outra mulher, mesmo no curso do trabalho, para ela já era razão de inquietação. Quando você casa, de fato, você tem que repensar as suas amizades (…) Eu não entendia que tinha que repensar isso quando me casei. E, aquilo tirava a nossa paz. Então, o que decidi fazer? Pensei, o que era mais importante para mim: ser amistoso com outras mulheres ou manter a paz no meu casamento? A resposta era óbvia. Passei a manter a distância; ter um relacionamento de cordialidade com outras mulheres, mas, amiga só a minha esposa. O meu comportamento não ajudava a insegurança dela, então, eu fiz guerra contra o que tirava a paz do nosso casamento.”
Problemas de fora para dentro de casa
Segundo Cristiane, ainda existe uma outra questão que acontece muito: quando uma pessoa leva os problemas de fora para dentro de casa. Geralmente, preocupações e frustrações do trabalho que um quer desabafar com o outro, mesmo que num momento inapropriado e criando, assim, um ambiente desfavorável ao convívio.
“Muitas pessoas pensam que a família é para isso, para aguentar e ficar sendo receptor de todos os problemas. Você tem um cônjuge que vive no celular e pensa que é um vício. Mas, ele está tentando escapar dos seus desabafos e frustrações. Às vezes, eu tenho uma questão que preciso falar com o Renato, mas eu vejo que ele está preocupado com alguma coisa. Então, eu vou esperar o momento certo. Conscientemente, isso é você dar paz ao seu cônjuge. Se você preservar e poupar a sua família, sua casa e seu casamento, você vai ganhar com isso”, pontuou Cristiane.
Assista abaixo ao vídeo da reunião com a mensagem na íntegra:
Amor inteligente
Quer saber mais sobre o amor inteligente e receber orientação para o seu relacionamento? Participe, presencialmente, de uma reunião no Templo de Salomão, aos domingos, às 9h30.
Ou, compareça à Terapia do Amor, às quintas-feiras. As palestras orientam solteiros e casados sobre como utilizar a fé e os ensinamentos bíblicos para construir um relacionamento feliz.
Para encontrar o endereço de uma Universal mais próxima de sua casa, clique aqui.
Além disso, adquira também os livro “Namoro Blindado – O seu Relacionamento à Prova de Coração Partido” e “Casamento Blindado – O seu Casamento à Prova de Divórcio”, ambos de autoria do casal Renato e Cristiane Cardoso.