O segredo para blindar seu casamento
A palestra foi direcionada a todos os casais. Veja como foi no Templo de Salomão (SP)
No dia 25 de outubro foi realizado, em todos os templos da Universal do País, o Domingo do Casamento Blindado, reunião destinada a todos os casais. No Templo de Salomão, em São Paulo, a palestra foi conduzida pelo Bispo Renato Cardoso e sua esposa, Cristiane.
Na oportunidade, eles destacaram que um dos grandes problemas que surgem no casamento e na vida de cada um dos cônjuges é a desordem no estabelecimento de prioridades. “Você sabe que nossa vida precisa de ordem e disciplina em tudo. Há certas coisas que, se você bagunçar a ordem, estraga tudo. Por exemplo, se você for colocar o sapato antes da meia, será algo esquisito e vai estragar a meia. E o mesmo ocorre também em muitas áreas da vida”, disse o Bispo Renato.
Ordem
Durante a palestra, ele mencionou a passagem bíblica que está em Mateus 22.36-39 e que diz: “Mestre, qual é o grande mandamento na lei? E Jesus disse-lhe: Amarás o Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todo o teu pensamento. Este é o primeiro e grande mandamento. E o segundo, semelhante a este, é: Amarás o teu próximo como a ti mesmo.”
Em relação a ela, o Bispo Renato explicou que Deus deve estar acima de tudo no coração de cada pessoa. “Você tem que amar a Deus com todas as suas forças. Esse amar não é dizer que O ama, pois a palavra amar na Bíblia está ligada à fidelidade e à lealdade. Não é emoção, mas caráter. É desse amor que Jesus fala nessa passagem.”
Cristiane também falou da importância de estabelecer prioridades e afirmou que a sociedade atual está em desordem porque não coloca Deus em primeiro lugar. “O primeiro lugar sempre tem que ser de Deus, porque, se for de outra coisa ou pessoa, ‘vai dar zebra’. Muitas pessoas se amam demais e desprezam as outras ou se amam menos e se desvalorizam pelo parceiro ou por outras coisas”, exemplificou.
Amor-próprio
O casal também destacou que, para que alguém ame outra pessoa, como no caso dos cônjuges, é preciso ter amor-próprio. “O amor-próprio é requisito para amar qualquer outra pessoa. Não é algo narcisista ou egoísta, mas é você saber o seu valor. Caso isso não aconteça, você não vai amar ninguém”, disse o Bispo Renato.
Sendo assim, o casamento deverá estar em terceiro lugar. Quanto a isso, o Bispo lembrou que Deus guia o relacionamento quando a ordem dele é mantida. “Deus vem primeiro e em segundo lugar estou eu. Eu preciso estar bem comigo para poder ajudar alguém. E, em terceiro lugar, se eu sou casado, vem a pessoa que é mais próxima de mim, que é a minha esposa. Com isso, você vê a ordem certa e, quando ela é seguida, a vida entra nos eixos”, enfatizou.
Cristiane ressaltou que mudar as prioridades traz vários problemas. “Você pode amar a Deus em primeiro lugar, mas, se colocar o seu cônjuge acima de você, sempre vai estar se sentindo inferior a ele. Em muitos problemas no casamento, um dos cônjuges ou os dois trocaram essa ordem.”
Portanto, para blindar o seu casamento, é preciso seguir e viver essa ordem: Deus, você e seu parceiro. “Esse é o segredo do meu casamento com o Renato e do casamento dos meus pais. Deus sempre em primeiro lugar. Se fizer isso, você não vai trair nem seguir o mundo. Você vai sempre respeitar e amar o seu cônjuge porque Ele ensina isso”, completou a palestrante.
Um casamento blindado
Gabriel Almeida, (foto abaixo) de 35 anos, e Eliana Almeida, de 36 anos, são casados há quatro anos e enfatizam a importância dessa blindagem no relacionamento. “O casamento é sagrado e abençoado por Deus. Quando em um casamento existe parceria, amizade, confiança, respeito e Deus em primeiro lugar, há uma base forte no meio do casal”, diz Eliana.
Eles participaram desse evento na Universal do Itaim Paulista, na zona leste da capital paulista, e declararam que foi uma experiência renovadora. “Sempre presenciamos casais que se amam, que têm tudo para serem felizes, mas não conseguem ficar juntos pela falta dessa blindagem. Aprendemos que essa blindagem só vem de Deus quando O colocamos em primeiro lugar”, frisou Gabriel.