52 decisões certas de Neemias – 43ª semana
Não se esqueça de onde Deus lhe tirou. Seja grato
“Então todo o povo se foi a comer, a beber, a enviar porções e a fazer grande regozijo; porque entenderam as palavras que lhes fizeram saber.” Neemias 8:12
De acordo com o Bispo Júlio Freitas, o maior motivo da nossa alegria não deve ser as conquistas e superações, mas o fato de ouvirmos e entendermos a Palavra de Deus.
“O servo de Deus sabe que a sua maior honra é servir ao Altíssimo. Não são as conquistas, a posição, o tempo de igreja, o conhecimento, mas, sim, o servir a Deus”, destaca.
Portanto, devemos obedecer a direção de Deus, ainda que contrarie as nossas vontades, nossos costumes, nossas tradições. “Porque a fé inteligente no Deus Vivo é justamente andar na contramão”, diz.
“E no dia seguinte ajuntaram-se os chefes dos pais de todo o povo, os sacerdotes e os levitas, a Esdras, o escriba; e isto para atentarem nas palavras da lei. E acharam escrito na lei que o Senhor ordenara, pelo ministério de Moisés, que os filhos de Israel habitassem em cabanas, na solenidade da festa, no sétimo mês.” Neemias 8:13,14
Não esqueça de onde Deus lhe tirou
O Bispo Júlio aconselha a não esquecermos nossas raízes, de onde Deus nos tirou, mas devemos comemorar sempre a nossa libertação.
“Assim publicaram, e fizeram passar pregão por todas as suas cidades, e em Jerusalém, dizendo: Saí ao monte, e trazei ramos de oliveiras, e ramos de zambujeiros, e ramos de murtas, e ramos de palmeiras, e ramos de árvores espessas, para fazer cabanas, como está escrito.” Neemias 8:15
O povo de Israel, até então, não estava praticando essa ordem de Deus, mas por meio de Neemias, entendeu a necessidade de observar esse mandamento. Então, o povo se alegrou, pois havia paz, segurança, prosperidade, porque agora havia a bênção de Deus.
“Esse mandamento de Deus – de o povo sair de suas casas e por sete dias habitar em tendas – é para lembrar que por 40 anos eles viveram em tendas e que por 40 anos foram sustentados por Deus com o maná que caiu do céu e com a água que saiu da rocha”, explica o Bispo Júlio.
“Saiu, pois, o povo, e os trouxeram, e fizeram para si cabanas, cada um no seu terraço, nos seus pátios, e nos átrios da casa de Deus, na praça da porta das águas, e na praça da porta de Efraim. E toda a congregação dos que voltaram do cativeiro fizeram cabanas, e habitaram nas cabanas, porque nunca fizeram assim os filhos de Israel, desde os dias de Josué, filho de Num, até àquele dia; e houve mui grande alegria.” Neemias 8:16,17
Seja grato
Portanto, se você já saiu do cativeiro, não esqueça como era a vida lá. Seja grato a Deus e faça a escolha certa. Dê seu voto de confiança a pessoas que, como você, também saíram do cativeiro e hoje servem ao Deus Vivo.
“E, de dia em dia, Esdras leu no livro da lei de Deus, desde o primeiro dia até ao derradeiro; e celebraram a solenidade da festa sete dias, e no oitavo dia, houve uma assembleia solene, segundo o rito.” Neemias 8:18
Por fim, o Bispo Júlio ensina que temos que demonstrar a Deus a nossa dependência, porque foi Ele quem fez, é Ele quem faz a transformação e nos salva e nos realiza, para que seja servido e glorificado.
Acompanhe o vídeo da 43ª semana: