52 decisões certas de Neemias – 48ª semana
Abandone o que lhe afasta de Deus
E testificaste contra eles, para que voltassem para a tua lei; porém eles se houveram soberbamente, e não deram ouvidos aos teus mandamentos, mas pecaram contra os teus juízos, pelos quais o homem que os cumprir viverá; viraram o ombro, endureceram a sua cerviz, e não quiseram ouvir. Neemias 9:29
O Bispo Júlio Freitas explica que assim age o orgulhoso, o prepotente, o presunçoso. A Palavra de Deus estava testificando contra o erro deles, e, em vez de reconhecerem e mudarem, davam de ombros, sem se importar com as consequências.
“Não caia nesse erro, porque o arrependimento é um dom, e se você perdê-lo já não haverá mais perdão para você”, alerta. Segundo o Bispo, isso acontece quando a pessoa já não se sente mal com o erro, não tem mais disposição para abandoná-lo.
Vivo fisicamente, mas morto espiritualmente
O Bispo Júlio observa que o problema é que talvez a pessoa pense: “Ah, mas tem um monte de gente que não cumpre os juízos de Deus e está vivo, cheio de saúde”. Mas isso é um engano, pois a pessoa pode estar viva fisicamente, mas espiritualmente está morta.
“Ela pode ter dinheiro, bens, fama, mas está morta espiritualmente. Será que você é um desses que aparenta estar vivo, mas está morto?”. questiona o Bispo.
Segundo ele, o que prova que a pessoa está morta é a incerteza da sua Salvação. Se ela tem medo da morte é porque já está morta espiritualmente.
“Porque quem está vivo espiritualmente não teme a morte, porque sabe para onde vai a sua alma, sabe qual é o seu destino, sabe onde está escrito o seu nome. Talvez o seu nome não esteja numa conta bancária recheada, numa praça ou numa rua. Talvez você venha de uma família muito simples, pobre, mas você é rico na fé. Se você aceitar a lei de Deus e abandonar o pecado, viverá”, garante.
Porém estendeste a tua benignidade sobre eles por muitos anos, e testificaste contra eles pelo teu Espírito, pelo ministério dos teus profetas; porém eles não deram ouvidos; por isso os entregaste nas mãos dos povos das terras.
Neemias 9:30
A Benignidade de Deus não é eterna
O Bispo alerta que embora a benignidade de Deus dure muitos anos, ela não é eterna. “Deus tem esperado por você há anos. Deus já lhe deu uma oportunidade ano passado, está lhe dando outra este ano. Será que você terá mais uma no ano que vem? Não sei”, diz o Bispo, levando todos a uma reflexão.
Portanto, não rejeite essa oportunidade de abandonar o pecado, de buscar o Espírito Santo e entregar o seu passado, o seu presente e o seu futuro no Altar, nascer de novo, ser cheio do Espírito Santo e se tornar um instrumento nas mãos de Deus.
Mas pela tua grande misericórdia os não destruíste nem desamparaste, porque és um Deus clemente e misericordioso. Neemias 9:31
Decida Ouvi-lO e obedecê-lO
Então, Ele lhe convida a tomar essa decisão de ouvi-lO, obedecê-lO e servi-lO, como fez Neemias, Esdras e todo o povo de Israel, quando decidiram sair do cativeiro.
Pois, embora eles já estivessem na Terra Prometida continuavam escravos, porque não haviam reconstruído o seu relacionamento com Deus. Mas quando eles fizeram isso – observa o Bispo Júlio – não apenas a Jerusalém física foi reconstruída, mas, sobretudo, a casa de Deus interna foi reconstruída.
“Essa é a proposta dessa Fogueira Santa do Templo de Salomão, que você seja cheio do Espírito Santo, assim como o Templo foi cheio da glória de Deus”, finaliza o Bispo.
Acompanhe o vídeo da 48ª semana na íntegra: