A responsabilidade de educar uma pessoa para a vida
Confira o ensinamento deixado pelo casal Renato e Cristiane Cardoso, em mensagem durante reunião no Templo de Salomão
Durante reunião no Templo de Salomão, no domingo último (31), o Bispo Renato Cardoso e sua esposa, Cristiane Cardoso, falaram sobre a importância dos pais educarem os seus filhos no caminho em que devem andar, assim conforme a Palavra: “Educa a criança no caminho em que deve andar; e até quando envelhecer não se desviará dele” (Provérbios 22: 6).
De acordo com o Bispo Renato, o termo educar, no que diz respeito à criação dos filhos, se refere à treinar. “Assim como um técnico treina o seu atleta. Você sabe que todo início envolve erros… Mas, com a disciplina e a paciência de quem está treinando, aquela pessoa vai aprender uma técnica que vai ficar com ela para o resto da vida”, declarou.
Em seguida, o Bispo apontou as implicações dessa grande responsabilidade.
“Com a correria da vida, é fácil hoje em dia sentir que o filho é uma distração, é uma irritação que atrapalha a sua carreira, o seu lazer, os seus objetivos pessoais… e ele vai perceber isso, que se tornou um fardo. Aí, surgem vários problemas. Os pais têm que entender que nunca mais vão poder só pensar em si, que têm a responsabilidade de educar uma pessoa para a vida”, disse.
E continuou: “Você tem que incluir seu filho ou sua filha, mesmo adulto, na sua agenda, como prioridade. Pois, se o filho sente que é um estorvo na vida dos pais, ele vai achar outro caminho, que provavelmente não é aquilo que é bom para ele. Porque o jovem está procurando direção, naturalmente; e se não tiver esse caminho, essa voz dos pais, alguém vai ocupar esse lugar”.
Parceria entre o casal
Por sua vez, Cristiane pontuou que dentro do casamento, ambos podem acordar e um ajudar o outro nessa questão, de como educar e mostrar o caminho aos filhos, sem prejudicar o cônjuge.
“Às vezes, ouço mulheres reclamando que o pai não está presente na vida do filho e quer impor que ele venha educar tanto quanto ela… Eu fui criada, praticamente, pela minha mãe. Meus pais eram casados e felizes, mas o meu pai teve que se dedicar muito (ao trabalho), não tinha muito tempo para ficar comigo e com a minha irmã. Então, o que a minha mãe fez? Ela fez esse papel, ela compensou. Ela sacrificou tudo o que ela podia fazer, para ficar conosco… A minha mãe me educou, esteve presente a minha infância e adolescência toda”, contou.
Cristiane observou que é possível desempenhar bem esse papel, desde que haja parceria entre o casal: “O que eu estou querendo dizer é que dá para você fazer. Às vezes, os dois não têm como fazer esse trabalho ao mesmo tempo, a situação, ou a condição, não permite. Aí, vem a parceria, quem está em casa e quem pode fazer isso? Alguém tem que tomar sobre si esse papel”.
Assista ao vídeo abaixo com a mensagem na íntegra:
Orientação para o seu relacionamento
Quer saber mais sobre o amor inteligente e receber orientação para o seu relacionamento conjugal e familiar? Compareça a uma reunião no Templo de Salomão, aos domingos, às 9h30, e participe da bênção para os casais.
Para encontrar o endereço de uma Universal mais próxima de sua casa, clique aqui.
Ademais, às quintas-feiras acontece a palestra da Terapia do Amor, que orienta solteiros e casados sobre como utilizar a fé e os ensinamentos bíblicos para construir um relacionamento feliz. Não perca!