TikTok: nova moda da mídia social pode matar
Vídeo já está sendo reproduzido por crianças. Entenda os riscos
A “modinha” da vez no TikTok é depilação facial com cera quente. Nas últimas semanas, milhares de pessoas postaram vídeos do rosto totalmente coberto de cera para ser depilado. Os vídeos geram milhões de visualizações e dinheiro para salões de estética que passaram a realizar o procedimento.
O problema é: essa moda pode matar.
– Há poucos dias, criança morreu asfixiada ao reproduzir outra moda do TikTok.
A Associação Britânica de Dermatologistas (BAD, na sigla em inglês) divulgou um comunicado alertando sobre o risco de morte que correm os adeptos da nova moda do TikTok. De acordo com os especialistas, ao contrário do que é mostrado nos vídeos, “não é recomendado tentar aplicar cera dentro do nariz ou das orelhas”.
Existem vários possíveis problemas com a prática. O principal deles é de que a cera quente seque dentro de orifícios, causando sua inutilidade. Se acontecer nas orelhas, há o risco de surdez. Se acontecer no nariz ou na boca, o risco de entupimento das vias aéreas. Em ambos os casos é necessária a remoção cirúrgica da cera. No segundo caso, porém, a obstrução das vias respiratórias pode levar à morte.
“As plataformas de rede social têm a capacidade de propagar rapidamente as tendências de saúde e beleza”, contou a dermatologista Anjali Mahto da BAD à BBC britânica. De acordo com ela, além dos riscos citados, há outros ainda mais frequentes:
“A depilação é um processo traumático para a pele, especialmente para áreas sensíveis, como as que se encontram ao redor dos olhos. Essas áreas podem ficar inflamadas e irritadas. Em alguns casos, podem surgir pequenas espinhas ou abcessos cheios de pus (chamados ‘foliculite’).”
Risco maior para jovens
Embora o TikTok esconda seus números, é de conhecimento público que o TikTok é uma mídia social desenvolvida e utilizada, quase totalmente, por crianças e adolescentes.
Esse fato fez com que British Skin Foundation também se pronunciasse sobre a moda de depilação facial com cera quente. A entidade trabalha como ONG, arrecadando dinheiro para pesquisas sobre cuidados com a pele e conscientizando o público sobre o tema.
De acordo com a organização, já há inúmeros vídeos de jovens em idade escolar fazendo a tal depilação.
“Pessoalmente, não recomendaria tratar crianças”, afirmou a dermatologista da entidade Emma Wedgeworth também À BBC. “Há muita desinformação e práticas de beleza no estilo ‘faça você mesmo’ potencialmente perigosas no TikTok e em outros canais de rede social. E seria bom ver isso regulamentado de forma mais rígida”.
A entidade defende que esses vídeos de depilação, assim como outros similares, exibam um alerta para que os usuários não repetissem o procedimento.
Entretanto, parece improvável que isso aconteça. A popularidade do TikTok está justamente em pessoas repetindo os vídeos de outros usuários.
Ambiente insalubre
O Pastor Paulo Cezar, em live realizada para o FTU, explicou que “tudo o que é feito hoje já é feito pensando na cabeça de como influenciar um jovem”. Inclusive o TikTok. Essa mídia social cresce justamente influenciando os jovens a repetirem o comportamento dos chamados “influenciadores digitais” presentes ali.
“Não é um ambiente saudável”, explicou o Pastor. “Na minha opinião o TikTok é exatamente Sodoma e Gomorra. Você não encontra nada saudável ali”, alertou.
De acordo com o Pastor, o problema não é a mídia social em si, mas o conteúdo que ela apresenta:
“O problema é o que está dentro das pessoas. O TikTok nada mais faz do que mostrar como está a condição das pessoas”.
O Pastor explica que a maioria das pessoas ali é completamente vazia, sem nada de bom para transmitir. Consequentemente, os vídeos também são vazios. E as pessoas que reproduzem os vídeos se tornam vazias.
“Uma pessoa com interesse de manter a sua vida espiritual saudável não se envolve nesse tipo de situação. Ela não fica se alimentando disso”, explica o Pastor.
Se o seu costume na internet é reproduzir as modas e os desafios do dia, assista à live completa do FTU e entenda como resolver esse problema, antes que prejudique ainda mais a sua vida.